Desporto

Mourinho termina sem glória a terceira passagem pelo futebol inglês: os fatídicos dezembros

O português José Mourinho terminou sem glória a terceira passagem pelo futebol inglês ao ser dispensado pelo Manchester United, atual sexto classificado da Liga inglesa, e a ansiar por um título de campeão desde 2013.

José Mourinho, que chegou a Manchester em 2016 para substituir Louis van Gaal, não conseguiu levar os red devils à conquista da Liga inglesa, título que lhes foge desde 2013, tendo apenas conseguido uma Taça da Liga inglesa, uma Supertaça e a Liga Europa, na época 2016/2017.

Depois de ter sido sexto classificado na época de estreia, Mourinho viu a equipa terminar em segundo lugar a edição 2017/18, atrás do rival e vizinho Manchester City.

Esta temporada, o Manchester United foi eliminado pelo Derby County, da segunda divisão, na terceira eliminatória da Taça da Liga, e segue na sexta posição da Liga inglesa, a 19 pontos do líder Liverpool, equipa com a qual perdeu no domingo por 3-1.

Em 17 jornadas, o United, a equipa mais titulada da Liga inglesa (20), somou sete vitórias, cinco derrotas e cinco empates, estando a viver a pior época desde 1990/91.

Na Europa, a equipa terminou na segunda posição o Grupo H da Liga dos Campeões, atrás dos italianos da Juventus, e vai discutir a passagem aos ‘quartos’ com os franceses do Paris Saint-Germain.

Aos 55 anos, Mourinho termina sem glória a sua terceira passagem pelo futebol inglês, depois de ter orientado o Chelsea em dois períodos distintos, o primeiro dos quais com grande sucesso.

Aliás, o técnico português assinou, em maio de 2016, um contrato de três anos com o United, cinco meses depois de ter rescindido por mutuo acordo com a equipa londrina, que se encontrava a apenas um ponto da zona de descida da Premier League.

Na época de 2014/15, na sua segunda passagem por Stamford Bridge, Mourinho conquistou o terceiro título inglês pelos ‘blues’ e a Taça da Liga.

José Mourinho, que na primeira passagem por Stamford Bridge se intitulou como especial, ficando para sempre como o ‘special one’, regressou a Londres em 2013, com um contrato de quatro anos, que, entretanto, foi prolongado até 2019. Acabaria por não cumprir o contrato, ao ser despedido em 17 de dezembro de 2015.

Na primeira passagem pelo Chelsea, que marcou o início da sua carreira fora de Portugal, José Mourinho conquistou seis troféus, entre os quais dois títulos ingleses (2004/05 e 2005/06), em pouco mais de três anos, antes de ser despedido, em setembro de 2007.

O técnico luso, que chegou a Londres depois de ter levado o FC Porto ao título europeu em 2003/04, ganhou ainda uma Taça de Inglaterra (2006/07), duas Taças da Liga e uma Supertaça. Na Liga dos Campeões, ficou-se por duas meias-finais.

‘Mou’ rumou depois ao Inter Milão, clube que levou ao título europeu, e, depois, ao Real Madrid, pelo qual venceu a Liga espanhola de 2011/12.

Em Portugal, José Mourinho passou por Benfica, União de Leiria e FC Porto, tendo conquistado ao serviço dos ‘dragões’ duas ligas, uma Taça de Portugal, uma Supertaça, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões. 

José Mourinho, que em 2010 recebeu o prémio FIFA para treinador do ano, foi considerado o melhor técnico da ‘Premier League’ em três épocas e o melhor treinador da Liga italiana em duas.

Em 2002/03 e 2003/04, o técnico português foi distinguido como melhor treinador da UEFA, e em 2006 recebeu a Ordem do Infante D. Henrique.

Mourinho vai receber perto de 27 milhões de euros do United

O Manchester United terá de desembolsar perto de 27 milhões de euros para se ‘livrar’ de José Mourinho, que foi oficialmente despedido.

De acordo com a imprensa britânica, o contrato do treinador português incluía uma cláusula de saída de 24 milhões de libras (cerca de 26,7 milhões de euros): Ou seja este é o valor que o Manchester United tem de pagar a Mourinho, que havia assinado contrato até final da época 2019/20, com mais uma de opção.

Jose Mourinho leaves United

Manchester United announces that manager Jose Mourinho has left the club with immediate effect.

The club would like to thank Jose for his work during his time at Manchester United and to wish him success in the future.

A new caretaker manager will be appointed until the end of the current season, while the club conducts a thorough recruitment process for a new, full-time manager. 

Manchester United escolhe Carrick para ocupar lugar de Mourinho… por enquanto

Adjunto do treinador português vai assumir funções até solução em contrário

Michael Carrick irá orientar o Manchester United interinamente, avança a ‘Sky Sports’. Após a saída de José Mourinho do comando técnico dos red devils, o assistente do português no clube assume o cargo de imediato e vai preparar a equipa inglesa para os próximos compromissos.

Recorde-se que a direção do Manchester United informou que o novo treinador será anunciado até ao final da temporada.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER