Olímpicos de inverno
Os Jogos Olímpicos de inverno estão na sua 24.ª edição e desta vez Pequim foi a cidade escolhida para acolher este evento que se iniciou no passado dia 4 de fevereiro e que juntou cerca de 90 comités olímpicos nacionais e quase três mil atletas.
215 atletas rumaram à capital chinesa em representação do Canadá, entre eles o patinador Charles Hamelin, que na sua carreira já conquistou cinco medalhas de ouro. 106 destes 215 atletas são mulheres, o maior número de sempre nas participações do Canadá nos Olímpicos de inverno.
A snowboarder Brooke D’Hont, que tem apenas 16 anos, foi a atleta mais jovem a competir pelo Canadá nestes Jogos – para além dela, outros 117 fizeram a sua estreia olímpica este ano. Por outro lado, a “curler” Jennifer Jones, medalha de ouro em 2014, foi a atleta mais velha, com 47 anos de idade.
A representação canadiana na competição contou com 60 atletas de Ontário, 57 do Quebec, 40 de Alberta, 32 da Colúmbia Britânica, nove de Manitoba, seis de Saskatchewan, quatro de Nova Scotia, três de Newfoundland e Labrador e um de New Brunswick, de Prince Edward Island e de Yukon.
Os Jogos terminam neste domingo (20) e até agora a “Team Canada” não se tem saído nada mal – até ao fecho desta edição já havia conseguido 20 medalhas – quatro de ouro, cinco de prata e 11 de bronze. Vejam mais detalhes sobre as mais recentes!
MEDALHAS ANTERIORES
OURO – 1
Max Parrot
Snowboard slopestyle masculino
PRATA – 4
Steven Dubois
Patinagem de velocidade 1500 metros maculino (pista curta)
Mikael Kingsbury
Moguls masculino – ski freestyle
Éliot Grondin
Snowboard cross final masculino
Isabelle Weidemann
Patinagem de velocidade 500 metros (pista longa)
BRONZE – 10
Marion Thenault, Miha Fontaine, Lewis Irving
Aerials equipas mistas
Kim Boutin
500 metros feminino pista curta
Alexandria Loutitt, Matthew Soukup, Abigail Strate, Mackenzie Boyd-Clowes
Salto de ski equipas mistas
Jack Crawford
Ski alpino combinado masculino
Isabelle Weidemann
3000 metro patinagem de velocidade feminono (pista longa)
Meryeta O’Dine
Snowboard cross feminino
Mark McMorris
Snowboard slopestyle masculino
NOVAS MEDALHAS
Ivanie Blondin, Valérie Maltais, Isabelle Weidemann
Ouro
Patinagem de velocidade em pista longa – Perseguição em equipa feminino
As patinadoras conseguiram a medalha de ouro para o Canadá após estabelecerem um novo recorde olímpico, com um tempo de dois minutos e 53,44 segundos, A equipa do Japão, que terminou em segundo lugar, fez 3.04.47.
Pascal Dion, Steven Dubois, Charles Hamelin, Maxime Laouin, Jordan Pierre-Gilles
Ouro
5000 metros estafetas patinagem de velocidade
A final dos 5000 metros estafetas masculino foi o ponto final na carreira olímpica de Charles Hamelin: e que bela maneira de dizer adeus!
Dubois cortou a meta aos 6:41.257s, trazendo – juntamente com a sua equipa – o ouro para o Canadá. A Coreia do Sul (prata) e a Itália (bronze) completaram o pódio.
Canadá – Hóquei no gelo feminino
Ouro
A capitã Marie-Philip Poulin marcou por duas vezes, conduzindo o Canadá a uma vitória de 3-2 sobre os Estados Unidos no Wukesong Sports Centre. Sarah Nurse marcou o outro e ainda somou uma assistência, enquanto que Ann-Renée Desbiens, que travou 38 de 40 remates, foi uma verdadeira muralha na baliza.
Marielle Thompson
Prata
Ski cross feminino
Marielle já tem “companhia” para a medalha de ouro alcançada em Sochi 2014: desta vez conseguiu a prata, fazendo com que o Canadá continue sem falhar o pódio da prova. O Ashleigh McIvor ganhou o ouro em Vancouver 2010, Thompson e Kelsey Serwa arrecadaram a medalha de ouro e prata, respetivamente, em Sochi 2014 e Serwa e Brittany Phelan ganharam o ouro e a prata em PyeongChang 2018.
Christine de Bruin
Bronze
Monobob feminino
As americanas Kaillie Humphries e Elana Meyers Taylor, arrecadaram o ouro e a prata, respetivamente, e assim estas três mulheres fizeram história, tornando-se nas primeiras a receberem uma medalha em monobob. De relembrar que Humphries, de 36 anos, já havia conquistado três medalhas olímpicas em representação do Canadá (ouro em Vancouver 2010 e Sochi 2014, e bronze em PyeongChang 2018), mas agora compete pelos Estados Unidos da América.
Eliot Grondin, Meryeta O’Dine
Bronze
Snowboard cross– equipas mistas
Também Eliot Grondin e Meryeta O’Dine levarão uma medalha de bronze para casa após terem terminado na terceira posição na primeira prova mista de snowboard olímpico.
Grondin já tinha conseguido uma medalha de prata e O’Dine uma de bronze na prova individual.
Max Parrot
Bronze
Snowboard – Snowboard big air
Max Parrot abandonou estes Jogos Olímpicos de inverno com duas medalhas: depois de conquistar o ouro em slopestyle, o atleta ficou em terceiro lugar na prova de big air e, assim, ganhou a medalha de bronze.
Steven Dubois
Bronze
500 metros patinagem de velocidade masculino (pista curta)
Dubois conseguiu a segunda medalha olímpica em pista curta: depois da prata nos 1500 metros, o estreante “patinou pela vida” até ao bronze nos 500 metros, cruzando a meta em 40.669 segundos.
O húngaro Shaoang Liu ficou com a medalha de ouro, enquanto que o russo Konstantin Ivliev conquistou a prata.
OS RESULTADOS PORTUGUESES
José Cabeça
15 km esqui de fundo est. clássico – 88.ª posição
Vanina Guerillot Oliveira
Slalom gigante – 43.ª posição
Slalom – desclassificada
Ricardo Brancal
Slalom – 39.ª posição
Redes Sociais - Comentários