FUTEBOL
Marca CR7 vale €850 milhões e não vai parar por aqui
Cristiano Ronaldo já leva mais de duas décadas de carreira profissional, e, em bora esteja prestes a completar 40 de idade, não há uma data definida para deixar os relvados. Um estudo sobre o valor da sua marca CR7 não parece mos trar qualquer contenção no crescimento do valor da insígnia, pelo contrário: está estimado em 850 milhões de euros em 2025, face aos 200 milhões cinco anos antes. Mais do que uma quadruplicação, que não deve parar por aqui.
O estudo feito pelo IPAM Marketing Bu siness School, e divulgado por ocasião dos 40 anos de idade de Ronaldo (que comple tou na quarta-feira, 5 de fevereiro), mos tra uma evolução crescente à medida que o tempo passa: a marca multiplicou por 35 vezes o seu valor desde que o IPAM reali zou o primeiro estudo, em 2011, quando o Sports Reputation Index Cristiano Ronaldo tinha sido calculado em 24,5 milhões de euros. Em 2020 chegou aos 200 milhões.
Quatro facetas de Ronaldo
“Gosto de olhar para Cristiano Ronaldo dividido em quatro partes: atleta, patroci nado, influenciador e investidor. Quando olhamos para a marca Ronaldo, quando falamos de 850 milhões, ela vai buscar a estes quatro Ronaldos, todos eles capazes de gerar receitas e cada vez mais avulta das”, explica Daniel Sá, que coordena o estudo.
O atleta Ronaldo tem um “único fator de inibição”, que foi passar das ligas inglesa e italiana para o clube árabe Al-Nassr. Só que o salário multiplicou-se, e o número de jogos e de golos disparou. “A máquina dentro de campo não parou”, comenta Daniel Sá.
Já o Ronaldo que é patrocinado continua a ser cara de marcas como a Nike, Armani, ou Louis Vuitton, todos geradores de recei tas que contribuem para o valor da marca. No campo do influenciador, o madeiren se “lançou o canal de Youtube, e é a primei ra marca que ultrapassou os mil milhões de seguidores nas redes sociais, isso gera vi sibilidade e receitas”. “Em 2024, houve 22 milhões de notícias de Ronaldo nos media convencionais”, especifica.
“A quarta faceta é a mais recente, de Ronaldo investidor, que tem investimen tos em indústrias diferentes, comunicação social, hotelaria, linhas próprias de perfu me, roupa, agora com o sonho de ser dono de um grande clube de futebol”, continua o especialista em marketing. Medialivre (dona do Correio da Manhã e da CMTV), parcerias com os hotéis Pestana, participa ção na Vista Alegre são só exemplos.
Sem comparação no país e no mundo
Em Portugal, “não há comparação com ninguém”. E a força de uma marca como Cristina Ferreira, também empreendedora, não se aproxima, sequer: “Estamos a léguas de distância, nem sequer há termo de com paração”. A comparação é internacional, e mesmo aí Daniel Sá acredita que Ronaldo é a “personalidade mais conhecida da histó ria do desporto”. E isso dá pujança à marca que o próprio soube agarrar.
O processo judicial colocado por Kathryn Mayorga, que entretanto já caiu com o seu arquivamento, é um contratempo sem for ça para danificar a marca. “Se a biografia de Ronaldo tiver 500 páginas, os casos poten ciais que podem danificar a imagem devem ter um máximo de três ou quatro páginas”. São poucos “episódios polémicos, dentro ou fora dos relvados”, com “pequenos da nos”, acredita Daniel Sá.
Marca vai valorizar
“Quando Ronaldo deixar de jogar, não sabemos quando, acho que a marca vai su bir”, opina Daniel Sá. Desde logo porque, neste momento, a valorização existe apesar de estar a jogar já numa liga periférica.
A importância de Ronaldo perdurará mesmo depois de deixar os relvados, preci samente porque tem outros prismas pelos quais atua: “Quando deixar de jogar, as ou tras três faces vão ganhar mais peso e im portância”, diz Daniel Sá. “Há muito tempo que Ronaldo deixou de ser apenas um fute bolista”. Michael Jordan e David Beckham são dois exemplos dados pelo professor de marketing. São marcas valiosas, mas nun ca chegaram a ter o peso que Ronaldo tem hoje – o português “tem uma máquina mais eficaz”. “Dificilmente alguém vai conse guir chegar a tantos mercados. Nasceu com o futebol, mas com a marca que foi criando tem capacidade para se instalar em todo o tipo de geografias e todo o tipo de negó cios”, continua.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários