O velódromo Saint-Quentin-en-Yveniles foi o palco e o ciclista português um dos grandes protagonistas, mesmo que o primeiro dos quatro eventos que constituem o omnium não tenha sido propriamente perfeito. Ainda assim, o luso foi o sétimo classificado na corrida “Scratch”, somando 28 pontos, classificação que melhoraria, e de que maneira, no evento seguinte.
A corrida “Tempo” fez brilhar as características do ciclista português, que conseguiu a segunda posição, com 38 pontos, sendo apenas batido pelos 40 pontos do belga Fabio van den Bossche.
O drama estava reservado para a corrida de “Eliminação” e com polémica à mistura: Iúri Leitão não terá ouvido a sineta a avisar que estava a entrar numa volta de eliminação e acabou por somar “apenas” 28 pontos referente ao sétimo lugar que fez, resultado que lhe permitiu, no entanto, manter o terceiro lugar da classificação geral à entrada para o último e decisivo evento.
Na corrida por “Pontos”, o português esteve absolutamente brilhante em termos estratégicos e conseguiu o segundo lugar, que acabaria por ser decisivo para a medalha de prata, atrás do francês Benjamin Thomas, que festejou o ouro, enquanto o belga Fabio van den Bossche ficou com o bronze.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários