Desporto

I Liga Sporting sofre primeira derrota na Liga e deixa liderança ao FC Porto

Uma pálida exibição na Amoreira, na primeira parte, custou a primeira derrota ao Sporting na Liga de futebol, e a oportunidade de recuperar a liderança, à 21ª jornada, ao perder por 2-0 com o Estoril Praia.
A mesma eficácia que revelou na jornada anterior ao vencer em Alvalade o Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo perto do fim do central francês Jérémy Mathieu a culminar uma fraca exibição, faltou frente ao Estoril.
A equipa ‘leonina’ entrou mal no jogo, sem intensidade, ao contrário do Estoril que fruto de uma entrada mais assertiva chegou justamente à vantagem, com dois golos no espaço de três minutos, aos 27 e 31, o primeiro por Charis Kyriakou e o segundo por Ewandro.
Se esses dois golos traduziam a superioridade do Estoril ao intervalo, a verdade é que o Sporting cresceu muito na segunda parte, pôs, finalmente, intensidade no seu jogo e foi mais agressivo quer na recuperação da bola quer nas ações ofensivas, pelo que começou a criar naturalmente lances de golo e problemas para a defesa ‘canarinha’.
Jorge Jesus lançou Montero, Rúben Ribeiro e Bryan Ruiz após o intervalo, em detrimento de Battaglia, Bruno César e Fábio Coentrão, o que aumentou o pendor ofensivo da equipa, mas faltou eficácia na hora de finalizar, sentindo-se então o ‘peso’ das ausências de Gelson Martins e Bas Dost.
Um golo teria feito reentrar o Sporting na discussão do resultado, mas essa falta de eficácia não o permitiu, pelo que o Estoril foi gerindo a vantagem e tentando explorar o contra-ataque, face ao espaço que se abria nas costas da defesa ‘leonina’.
Com a sua primeira derrota no campeonato, o Sporting cai para terceiro lugar da Liga, com os mesmos 50 pontos do segundo, que é o Benfica, e menos dois do que o líder FC Porto, que tem ainda meia parte de um jogo em atraso, justamente frente ao Estoril Praia. Nos outros jogos realizados, o fator casa foi madrasto para o Feirense e Tondela, que perderam os respetivos jogos frente a Desportivo de Chaves e Moreirense, pela mesmo resultado, 2-1.
O encontro decidiu-se sobre o final, aos 89 minutos, altura em que o árbitro da partida, Rui Costa ‘validou’, com a ajuda do VAR, o golo apontado, aos 87, por Matheus Pereira, que tinha sido anulado em primeira instância por alegado fora de jogo do brasileiro.
Os golos do Moreirense foram apontados por Tozé, aos 10 e 73 minutos, tendo a equipa orientada por Pepa empatado aos 20, por Miguel Cardoso.
O Moreirense, que vinha de um empate com o FC Porto, passou a somar 19 pontos, mantendo a 15ª posição, enquanto o Tondela (10º classificado) contabilizou a terceira derrota consecutiva e pode ser ultrapassado pelo Portimonense e pelo Belenenses. O Vitória de Guimarães venceu o Paços de Ferreira por 3-2, e reposicionou-se para o ataque ao quinto lugar da Liga de Futebol, numa 21ª jornada marcada até ao momento pela primeira derrota do Sporting. A equipa vimaranense abriu o marcador na primeira oportunidade que desfrutou, aos cinco minutos, e logo na estreia de João Afonso, emprestado ao Cordoba, da II Liga espanhola, na primeira metade da época e que regressou a casa nesta ‘janela de transferências’.
No entanto, o Vitória, cujo treinador, Pedro Martins, assumiu há dias o objetivo de alcançar o quinto lugar, acabou por restabelecer a vantagem aos 30 minutos por Raphinha e aumentá-la por Paulo Hurtado, de penálti, aos 50 minutos, mas um golo de Luís Phellype, a um quarto de hora do fim, recolocou o Paços de Ferreira na discussão do resultado e forçou o Vitória a segurar os três pontos.
Este triunfo permitiu ao Vitória subir ao oitavo lugar, com 29 pontos, a quatro apenas do quinto lugar, ocupado pelo Rio Ave, que foi goleado pelo Benfica, e que é o objetivo perseguido pelos vimaranenses. O Desportivo das Aves regressou às vitórias na I Liga de futebol, ao receber e bater o Boavista por 3-0, no jogo que encerrou a 21ª jornada da prova. Os avenses chegaram ao intervalo já com uma vantagem de 20, depois dos golos de Paulo Machado, aos oito minutos, na conversão de uma grande penalidade, e de Alexandre Guedes, aos 44, tendo Vítor Gomes, aos 70, fixado o resultado final.

II Liga
FC Porto B reforça liderança, Arouca e Santa Clara na luta pela subida

O FC Porto B reforçou a liderança da II Liga de futebol com um triunfo caseiro sobre o Leixões (2-1) numa 23.ª jornada em que Santa Clara e Arouca reentraram na luta pela subida de divisão.
Os açorianos foram vencer por 1-0 a casa da Académica, que continua na segunda posição, agora a quatro pontos do FC Porto B, enquanto o Arouca bateu o Académico, em Viseu, por 3-1.
Em Vila Nova de Gaia, os ‘dragões’ tiveram que dar a volta ao marcador, depois de Belima ter dado vantagem ao Leixões, aos 26 minutos. Na segunda parte, Santiago Irala empatou a partida, aos 55, e Oleg, aos 82, consumou a reviravolta.
Com este triunfo, o FC Porto B dilatou a vantagem no comando da prova, graças ao desaire da Académica, o segundo em Coimbra esta época, no primeiro jogo do dia. Pacheco, aos 23 minutos, marcou o golo que deixou o Santa Clara na sexta posição, a quatro pontos dos lugares de subida.
A jornada correu bem também ao Arouca, que ampliou a crise do Académico Viseu para sete jogos sem ganhar, com um triunfo por 3-1. Ericson (seis minutos), Palocevic (23) e Roberto (32) marcaram para os forasteiros, com Bura, aos 84, a reduzir para a equipa de Viseu.
O Arouca colocou-se a três pontos da Académica e subiu ao quarto lugar, em igualdade com o Penafiel, que não foi além de um nulo no terreno do Braga B.
Mais longe da luta da subida ficou o Nacional da Madeira (está agora a cinco pontos), depois de perder por 3-2 no campo do Famalicão, que regressou às vitórias após seis derrotas seguidas, com a ajuda de um ‘bis’ de Jaime Poulson.
Na outra ponta da tabela, o Real Massamá foi batido em casa pelo Vitória de Guimarães B, por 3-1, e ficou a sete pontos da salvação, numa ronda em que Oliveirense, Braga B e Gil Vicente se mantiveram todos em zona de descida.
Destaque ainda para o Cova da Piedade, que continua em franca recuperação, tendo vencido desta vez, em Almada, o Sporting B, por 3-1, e para o triunfo do Benfica B em Varzim, também por 3-1.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER