Desporto

Hermanos, hermanos… jogos à parte!

É hoje, dia 4 de junho, o primeiro teste da seleção portuguesa para a fase final do Euro2020. A partida amigável realizar-se-á na capital espanhola, frente à seleção de Luis Enrique… Mas o “ditado” já é velho: “hermanos, hermanos… jogos à parte!”. Perder? Nem a feijões!

Hermanos, hermanos… jogos à parte!-desporto-mileniostadium
Créditos: DR.

A seleção portuguesa esteve, durante esta semana, a trabalhar na Cidade do Futebol, em Oeiras, tendo viajado para Madrid, onde disputará esta partida – que, sobretudo, funciona como uma espécie de rascunho para posteriormente Fernando Santos “pintar” aquela que será a formação inicial a alinhar na competição europeia. O cenário do embate é o Wanda Metropolitano, casa do campeão Atlético de Madrid, onde alinha o internacional português João Félix – também ele entre as escolhas do selecionador nacional.

Para esta primeira “experiência” espera-se que Bruno Fernandes apenas cumpra alguns minutos de jogo, enquanto que João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, que alinham pelo Manchester City – que no último sábado (29) disputou a final da Liga dos Campeões -, nem entram nas contas do selecionador português, já que só se juntarão à equipa no sábado (5). Para além destes, também Gonçalo Guedes não será, muito provavelmente, opção, já que testou positivo para a Covid-19 na semana passada e termina o período de isolamento obrigatório no dia do jogo.

A seleção espanhola, que já venceu o Campeonato da Europa por três vezes – em 1964, 2008 e 2012 -, iniciou os treinos apenas esta segunda-feira (31) e, pela primeira vez na história, não conta com nenhum jogador do Real Madrid convocado.

Se analisarmos as partidas realizadas entre os dois países, Portugal vê-se, claramente, em maus lençóis: dos 16 jogos realizados entre espanhóis e portugueses, a equipa das quinas soma apenas uma vitória, contra 11 derrotas e ainda quatro empates.

Este particular – a que poderá assistir na Sport TV 1 ou na RTP 1, à 1:30 pm -, contará com 15 mil adeptos no estádio, conforme foi anunciado esta quinta-feira (3), pela Federação Espanhola de Futebol. Apesar de ter capacidade para 68 mil adeptos, o Wanda Metropolitano apenas poderá receber 15 mil, devido às restrições impostas em contexto de pandemia. Também esta quinta-feira (3) foi divulgada a intenção de Portugal e Espanha, apresentarem uma candidatura conjunta ao Mundial de 2030.

Voltando ao Euro2020: os atuais campeões europeus têm viagem marcada para Budapeste no dia 10 de junho, mas até lá terá ainda outro encontro de preparação, que acontecerá no dia anterior, 9 de junho, frente a Israel, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

O apito inicial do Europeu, adiado por conta da pandemia provocada pela Covid-19, será dado no próximo dia 11 de junho, no Estádio Olímpico de Roma, numa partida que irá opor Turquia e Itália.

Portugal faz parte do Grupo F – grupo do qual também fazem parte as seleções da França, Alemanha e Hungria – e a sua estreia está marcada para o dia 15 de junho, frente à “Die Mannschaft”, em Budapeste. Depois defrontará os germânicos, dia 19, em Munique, e os franceses, dia 23, novamente na capital magiar.

Pela primeira vez em 60 anos, o EURO 2020 vai disputar-se um pouco por toda a Europa, contando com 11 cidades-anfitriãs: Amesterdão, Baku, Bucareste, Budapeste, Copenhaga, Glasgow, Londres, Munique, Roma, São Petersburgo e Sevilha.

Hermanos, hermanos… jogos à parte!-desporto-mileniostadium
Credito: David Ganhão/MS

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER