QATAR2022

Ingleses ajoelhados e iranianos em silêncio durante o hino marcam o Inglaterra-Irão

FBL-WC-2022-MATCH03-ENG-IRI
Iran players listen to the national anthem ahead of the Qatar 2022 World Cup Group B football match between England and Iran at the Khalifa International Stadium in Doha on November 21, 2022. (Photo by FADEL SENNA / AFP)

 

Momentos arrepiantes, contra a opressão, antecederam o início do jogo Inglaterra-Irão a contar para o Grupo B.

O Inglaterra-Irão, em disputa esta segunda-feira, proporcionou dois dos momentos que prometem ser dos mais marcantes do Mundial 2022, com os jogadores ingleses e iranianos a protestarem contra a opressão de duas maneiras distintas.

Primeiro, na cerimónia dos hinos, toda a seleção iraniana ficou em silêncio, reiterando, assim, o apoio à revolta popular contra o regime, depois da morte de uma mulher por não usar o véu islâmico corretamente. A transmissão televisiva captou ainda imagens fortes de mulheres nas bancadas emocionadas com o gesto.

 

Depois, foi a vez dos jogadores ingleses, que, instantes antes do apito inicial, se ajoelharam em sinal de protesto contra a opressão e o racismo. Recorde-se que a federação inglesa pretendia que o capitão Harry Kane usasse uma braçadeira com as cores do arco-íris, símbolo de apoio aos homossexuais e à comunidade LGBT, vítimas de descriminação no Catar, algo negado pela FIFA, que ameaçou punir disciplinar e desportivamente as equipas.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER