“Histórico” e “brilhante” entre as reações ao apuramento de Portugal para o Mundial
Portugal está pela primeira vez na fase final de um Mundial de futebol feminino, após ter derrotado os Camarões na final do play-off intercontinental por 2-1.
As reações ao histórico apuramento da seleção nacional de futebol feminino para a fase final de um Campeonato do Mundo não demoraram a surgir.
O primeiro-ministro, António Costa, recorreu às redes sociais para enaltecer um momento “histórico!”. “Portugal bate Camarões e garante apuramento inédito para o Mundial de futebol feminino. Parabéns pela enorme conquista!”, acrescentou.
No sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o presidente do organismo, Fernando Gomes, revelou que “mais do que um objetivo há muito perseguido por gerações e gerações de jogadoras e um ponto de chegada, esta brilhante qualificação, após vitória, por 2-1, sobre os Camarões, será o início de um caminho ainda mais ambicioso para o futebol português e para todas as meninas e mulheres que queiram jogar futebol de alta competição em Portugal”.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou “muito calorosamente” o “passo inédito no desporto português” dado pela seleção portuguesa feminina de futebol ao qualificar-se para o Mundial de 2023.
Numa nota enviada à agência Lusa, refere-se que “o presidente, tal como o fez com as seleções masculinas, irá recebê-la em Belém”, não avançando ainda uma data para esta receção na sua residência oficial, em Lisboa.
Já Pedro Proença sublinhou que “não existe melhor embaixador para o país do que o futebol”. “Parabéns à nossa Seleção por mais esta conquista e aos clubes que, formando esta geração de atletas, continuam a ser verdadeiros criadores de talento. Força, Portugal!”, escreveu o presidente da Liga Portugal, nas redes sociais.
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, felicitou também a seleção portuguesa de futebol feminino na sua qualificação, “pela primeira vez, para a fase final do mundial”. “Um grande feito para o desporto português e para a igualdade no desporto!”, partilhou, no Twitter.
Pelo mesmo canal, Luís Montenegro, líder do PSD, mostrou-se orgulhoso pelo feito da equipa das “Quinas”. “Histórica conquista esta ida à fase final do Mundial. Grande alegria e orgulho na nossa seleção nacional de futebol feminino. Parabéns à perseverança e trabalho árduo das atletas, equipa técnica e FPF. Agora, bom mundial!”.
Rui Costa, presidente do Benfica, focou um “momento para todo o futebol português se orgulhar da evolução que tem alcançado no feminino, mostrando, mais uma vez, que somos um país que tem um imenso talento e uma fortíssima paixão pelo futebol”, em comunicado divulgado no sítio oficial das águias.
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, lembrou, numa publicação no sítio do clube, “um caminho longo e duro, mas a alma lusitana prevaleceu”, e sublinhou o papel desempenhado pelo clube arsenalista no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal: “Este é um passo muito importante para a modalidade em Portugal, que contará sempre com o apoio do S. C. Braga no seu crescimento. Fomos pioneiros na aposta na profissionalização do futebol feminino em Portugal e é um orgulho para todos nós vermos o nosso trabalho refletido em resultados com esta dimensão”.
Redes Sociais - Comentários