CRÓNICA DESPORTIVA: Vitória esperadas e recordes fora do campo

A 9.ª jornada da Liga Betclic trouxe triunfos previsíveis no relvado, mas também um feito histórico fora dele, com o Benfica a mobilizar mais de 85 mil votantes.
Jogou-se no último fim de semana a nona jornada da Liga Portugal Betclic. Numa jornada sem surpresas nos resultados finais, há, contudo, a destacar a goleada imposta pelo Gil Vicente ao Alverca por 4-0.
Nas equipas do topo da tabela, confirmaram-se os resultados expectáveis. O líder FC Porto deslocou-se a Moreira de Cónegos e venceu com muita dificuldade o Moreirense por 2-1, golos marcados por Samu e Gul, tendo estado a perder por 1-0 e o golo da vitória a surgir aos 88’. O jogo ficou também marcado por um facto curioso: treze anos e meio depois, o FC Porto voltou a ter um jogo seu para o campeonato transmitido em sinal aberto. Tal aconteceu graças ao acordo de direitos televisivos que o Moreirense estabeleceu com a TVI. Como nota de curiosidade: da última vez que tal se sucedera, a 21 de abril de 2012 frente ao Beira-Mar para a época 2011/2012, Rodrigo Mora frequentava a pré-primária e Bednarek ainda jogava no escalão de juvenis do Lech Pozan.
Em Tondela, o Sporting bateu o CD Tondela por 3-0, com os golos leoninos a serem marcados por Suárez, Pote e por Quenda. Entre críticas e ruído, a verdade é que o Sporting de Rui Borges continua a somar vitórias e pontos que podem revelar-se decisivos nas contas finais do campeonato.
No Estádio da Luz, O SL Benfica viveu um sábado intenso. No mesmo dia em que se realizaram as eleições para a direção do SL Benfica, os encarnados receberam o Arouca e aplicaram uma goleada por 5-0. Pavlidis assinalou um hatrick, com Otamendi e Ivanovic a completarem a lista de marcadores. Num jogo marcado por 3 grandes penalidades (todas elas corretamente marcadas), José Mourinho teve a oportunidade de gerir alguns dos seus atletas, e de dar oportunidades a jovens atletas para ganharem mais minutos. Bom resultado para sarar as feridas da derrota obtida na jornada europeia frente ao Newcastle.
Nos restantes encontros, tal como referido, o destaque vai para a expressiva vitória do Gil Vicente sobre o Alverca (4-0). O Santa Clara bateu o AFS por 2-0 e o Braga impôs-se ao Casa Pia com um claro 4-0.
Fora das quatro linhas, o foco centrou-se nas eleições presidenciais no Benfica. O processo eleitoral começou muito antes, com a aprovação dos novos estatutos do clube. Esses mesmos estatutos que inviabilizam desde logo o voto eletrónico, caso não exista consenso entre todas as eventuais listas concorrentes. Na minha perspetiva, estamos perante um claro regresso ao passado: ao invés de se investir num sistema robusto misto, que não discrimine nenhum sócio em relação à sua zona de residência de cada associado, optou-se pela via mais cómoda e cortou-se o mal pela raíz. Mal, na minha singela opinião. Não obstante, nestas eleições foi batido o record mundial de número de votantes em eleições de clubes desportivos. Votaram 85.710 sócios do SL Benfica, quando o record anterior pertencia ao FC Barcelona, e tinha sido atingido em junho de 2010 então com 57.088 votantes. Praticamente 30.000 votantes de diferença! Rui Costa venceu com 42,1% dos votos, sendo que a segunda volta se realizará a 8 de novembro frente a Noronha Lopes, uma vez que nenhum dos candidatos superou os 50% de votos.
No futebol internacional, os indicadores mostram-nos que Rúben Amorim e o seu Manchester United conseguiram encontrar o seu equilíbrio, vencendo o seu terceiro jogo consecutivo, desta feita recebendo e vencendo o Brighton por 4-2. Fica a curiosidade: será que em breve o conhecido adepto dos red devils Frank Ilett corta o seu cabelo? Recordo que, tendo em conta o mau momento da equipa de Old Trafford, a 5 de outubro de 2024 fez uma promessa de que só voltaria a cortar o cabelo quando o Manchester United vencesse 5 jogos consecutivos. Mais de um ano depois, o adepto está a 2 vitórias do seu clube de coração de se sentar na cadeira do barbeiro. Será desta?
Em contrapartida, as derrotas de Chelsea (1-2 frente ao Sunderland), Manchester City (0-1 com o Aston Villa) e Liverpool (2-3 diante do Brentford) marcaram o fim de semana. Com estes resultados, o Arsenal, que bateu o Crystal Palace por 1-0, lidera a Premier League com quatro pontos de vantagem sobre o Bournemouth.
Em Espanha, jogou-se o dérbi eterno. Num jogo escaldante e com expulsões de parte a parte, o Real Madrid recebeu o Barcelona no Santiago Bernabéu e venceu por 2-1reforçando a liderança na La Liga com 5 pontos de avanço sobre o rival catalão.
Em Itália, o destaque vai para a vitória contundente do Napoli por 3-1 frente ao Inter. Napoli e Roma lideram a prova com 18 pontos cada, com o AC Milan em terceiro lugar com 17 pontos.
Nas modalidades nacionais, num fim de semana onde não se realizaram jogos na Liga Betclic de basquetebol, na Liga Placard de Futsal os favoritos confirmaram as suas credenciais por goleadas: Leões Porto Salvo recebeu e venceu o Torrense por 4-1; o Benfica deslocou-se ao Fundão e bateu a equipa da casa por 7-2; já o Sporting, recebeu e venceu por uns expressivos 8-0 a equipa da Quinta dos Lobos.
No hóquei em patins, disputou-se a terceira jornada do campeonato nacional. No Pavilhão João Rocha, o Sporting venceu o Hóquei Clube de Braga por 8-2. À hora de fecho desta crónica, ainda faltava disputar o grande clássico da ronda: Benfica x Porto, no Pavilhão da Luz.
Por fim, nota de destaque para o ténis português: Francisco Cabral alcançou o 23.º lugar do ranking de pares da ATP, a melhor classificação de sempre para um tenista nacional nesta vertente.
Crónica escrita com análises e ponto de vista do seu autor.
Paulo Freitas/MS







Redes Sociais - Comentários