Benfica vence e sobe a segundo com empate do FC Porto em Famalicão
O Benfica subiu ao segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Vitória de Guimarães (1-0) e beneficiando do empate (1-1) do FC Porto em casa do Famalicão, na 13.ª jornada.
No sábado, dia 7, um golo do turco Kerem Aktürkoglu aos 29 minutos, o 10.º do extremo, em 15 jogos em todas as competições, deu a vitória ao conjunto treinado por Bruno Lage, a oitava seguida no campeonato.
Num jogo contra o sexto classificado Vitória, em boa posição na Europa e a tentar aproveitar o empate do rival Sporting de Braga (2-2) com o Estoril Praia, só o golo desbloqueou o encontro, com os ‘encarnados’ a acabarem mais próximos do 2-0 do que os vimaranenses de empatarem.
O bom resultado, de resto, deixa as ‘águias’ com 31 pontos, os mesmos do FC Porto, e ainda falta terminar o jogo, suspenso, com o Nacional, que será concluído dia 19 de dezembro.
Além disso, os lisboetas ficam a dois pontos do líder, o campeão em título Sporting, pelo que se vencerem os madeirenses poderão assumir a liderança da I Liga, depois de novo desaire dos ‘leões’, com o Moreirense (2-1), na quinta-feira.
O FC Porto também procurava aproveitar para se chegar à frente depois desta derrota dos comandados de João Pereira, mas os portistas saíram do Minho com os primeiros pontos perdidos sem ser para os rivais Benfica (4-1) e Sporting (2-0).
Um golo de Aranda, aos 44 minutos, adiantou os minhotos, mas Samu, com o 14.º golo em 17 encontros pelos ‘dragões’, empatou a partida, aos 52, balanceando a equipa de Vítor Bruno para a frente.
Um cruzamento que foi desviado contra Pepê viria a anular o ‘bis’ de Samu, depois de o videoárbitro chamar Luís Godinho a ver o lance, com o árbitro a marcar penálti pelo toque com o braço do brasileiro – mas Aranda falhou a grande penalidade, defendida por Diogo Costa aos 78.
O empate deixa, então, os ‘azuis e brancos’ a dois pontos do líder e campeão, e ultrapassados pelo rival Benfica, enquanto o Famalicão amealhou mais um ponto, e o quarto jogo seguido sem vencer na I Liga, e é sétimo, com 18.
Quem também aproveitou o deslize de um rival foi o Santa Clara, que é agora mais quarto classificado, ao vencer em casa o Rio Ave com um golo solitário de Vinicius, aos 36 minutos.
Em São Miguel, os açorianos chegaram à terceira vitória consecutiva e aproveitaram o empate do Sporting de Braga no sábado, com o Estoril Praia (2-2), para reforçarem o quarto posto, com 27 pontos, beneficiando ainda da derrota do Vitória, sexto.
Do outro lado, o Rio Ave é nono, com 15, tendo posto fim a uma série de três jogos seguidos sem perder e duas vitórias consecutivas.
De regresso às vitórias está o Gil Vicente, que venceu em Barcelos o Nacional com um golo no sétimo minuto de descontos, quando o empate já se adivinhava entre duas equipas em busca de fugir aos últimos lugares.
Coube ao veterano Rúben Fernandes o epíteto de herói da partida, ao desempatar uma igualdade a uma bola, depois de tentos de Santi García, aos sete para os gilistas, e Ulisses Rocha, aos 50 e num remate de calcanhar, para os madeirenses.
Os minhotos conseguiram, assim, vencer pela terceira vez no campeonato em 2024/25, afastando-se dos lugares de descida ao somar 13 pontos, provisoriamente no 13.º lugar, em igualdade pontual com o Casa Pia, que só joga domingo.
Na Madeira, a crise adensa-se e o Nacional não vence há três encontros, seguido em 16.º e antepenúltimo, posição de play-off de manutenção, com nove pontos, os mesmos do Estrela da Amadora, que segunda-feira encerra a 13.ª jornada com a receção ao Arouca.
Antes, no domingo, a recuperação do (ainda) lanterna-vermelha Farense, que venceu dois e empatou um dos últimos cinco jogos no campeonato, será testada na visita ao Boavista.
Se os algarvios somam oito pontos e precisam de sair do 18.º lugar, também os ‘axadrezados’ vivem tempos complicados, com 10 e apenas uma vitória nos últimos cinco encontros.
Nuno Amaral/Lusa/MF
Redes Sociais - Comentários