Canadá

Trudeau recorda no encerramento da Cimeira das Américas que pandemia ainda não terminou

Trudeau recorda no encerramento da Cimeira das Américas que pandemia ainda não terminou-Milenio Stadium-Canada
AP Photo/Evan Vucci

O Primeiro-Ministro Justin Trudeau planeou uma grande final para o seu último dia na Cimeira das Américas na Califórnia.

Trudeau interveio na segunda sessão plenária a nível de líderes no último dia da cimeira e recordou aos delegados que a pandemia da COVID-19 ainda não terminou e que as nações pequenas e em desenvolvimento ainda precisam de apoio. Trudeau reuniu-se também com a Presidente da Câmara Nancy Pelosi e com os líderes da Jamaica e da República Dominicana.

A Cimeira das Américas terminou com a apresentação da Declaração de Los Angeles sobre Migração e Proteção. Ontem Trudeau esteve reunido com o Presidente dos EUA Joe Biden, que aceitou visitar o Canadá nos “próximos meses”. Esta será a primeira visita oficial de Biden ao Canadá desde que foi eleito presidente dos EUA. Trudeau sublinhou que Canadá e EUA são “o hemisfério mais democrático do mundo” e que têm o dever de partilhar os seus valores com os outros países.

A leitura oficial do governo federal da reunião mencionou o apoio do Canadá à Ucrânia, à NATO e à modernização do sistema de defesa continental conhecido como Norad. Trudeau comprometeu-se também a trabalhar em conjunto com os EUA “para responder aos actuais desafios humanitários, de proteção e de migração irregular na região”. Ambos os países falaram sobre a proteção das cadeias de abastecimento contra choques externos.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER