Canadá

Trudeau promete ajudar províncias a acelerar vacinação

O ritmo lento de distribuição da vacina está a preocupar o primeiro-ministro Justin Trudeau, que prometeu acelerar o ritmo da vacinação e debater o assunto numa reunião por videoconferência com os Premier’s.
O Canadá já recebeu mais de 424 mil doses das vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech, mas apenas 35% já foram administradas pelas províncias, o que significa que cerca de 148 mil canadianos foram vacinados.

O programa de vacinação de Ontário tem sido particularmente lento e a província administrou até agora apenas 50 mil doses.

A campanha de vacinação em Ontário começou a 15 de dezembro e se a província continuar a administrar a média de apenas duas mil e 500 vacinas por dia, vai demorar mais de 10 anos para vacinar todos os moradores adultos.

Milenio Stadium - canada - Trudeau promete ajudar províncias

 

 

Trudeau disse que entendia a frustração das pessoas, porque as vacinas estão armazenadas em vez de estarem a ser administradas e prometeu apoiar as províncias para distribuírem as doses pelos grupos de risco.

O Premier de Ontário, Doug Ford, reconheceu esta terça-feira (6) que a campanha de vacinação teve “solavancos” porque foi parcialmente interrompida durante o Natal, mas disse esperar que a distribuição aumente nos próximos dias.

Na segunda-feira (4) foram vacinadas cerca de 7,600 pessoas. A taxa de vacinação de Ontário está atualmente entre as mais baixas do país. Alberta, Colúmbia Britânica e Prince Edward Island administraram até agora a maioria das doses no país e Manitoba é a província com os números mais baixos.

O Premier de Manitoba explicou que a sua província tem mais pessoas a viver em áreas rurais e remotas e que por isso tem sido difícil fazer chegar a vacina a esses locais. Trudeau disse que o Canadá deve ter cerca de um milhão de doses da vacina em mãos até o final de janeiro, o suficiente para inocular 500 mil pessoas. O esforço de vacinação do Canadá até agora foi superado por países como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Dinamarca.

Segundo a Universidade de Oxford, o Canadá administrou mais injeções per capita do que os parceiros do G7, como Itália e França. Embora os Estados Unidos tenham tido problemas logísticos no início da vacinação, os americanos vacinaram quase quatro vezes mais pessoas do que o Canadá.

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER