Trudeau diz que os atrasos nos passaportes são inaceitáveis e promete corrigir situação
O Primeiro-Ministro Justin Trudeau prometeu fazer mais para corrigir os atrasos na emissão de passaportes que considera serem inaceitáveis. À medida que os canadianos se preparam para viajar depois de 2 anos de pandemia, os serviços estão sobrecarregados e a emissão de passaportes está a obrigar as pessoas a cancelarem os seus planos de férias.
Trudeau disse que o governo contratou mais de 600 trabalhadores em Janeiro para reforçar a emissão de passaportes e garantiu que Otava está disposta a contratar ainda mais funcionários para ajudar a acabar com os atrasos. Apesar de o governo estar a processar dezenas de milhares de passaportes todas as semanas a procura aumentou daí os atrasos.
Os pedidos para renovar o passaporte podem ser feitos presencialmente ou online e o governo lançou uma nova ferramenta virtual para permitir que as pessoas possam saber quanto tempo têm de esperar para darem entrada com o pedido. Esta semana em muitos locais os tempos de espera eram superiores a 5 horas.
Na capital do país o website aconselhou as pessoas a esperarem quase 7 horas, o que significava que quando chegasse a sua vez o escritório já estaria encerrado.
Alguns canadianos têm optado por acampar fora dos locais para conseguirem ser os primeiros quando os escritórios abrem às 8:30 da manhã. Algumas pessoas queixam-se que os escritórios funcionam sem senhas e que têm de perder um dia inteiro de trabalho para tentar renovar o passaporte.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários