Canadá

Trudeau acusa Poilievre de não ter posto a política de lado face à ameaça tarifária de Trump

CBC

O primeiro-ministro Justin Trudeau acusou o líder conservador Pierre Poilievre de ser incapaz de pôr o partidarismo de lado perante a ameaça de tarifas de Donald Trump.

Trudeau viajou para a Florida na semana passada para se encontrar com o presidente eleito dos EUA, depois de Trump ter ameaçado aplicar tarifas de 25% a todos os produtos provenientes do Canadá e do México, a menos que ambos os países travem aquilo a que chamou uma “invasão” de drogas, “em particular o Fentanyl, e todos os estrangeiros ilegais” nos EUA.

O primeiro-ministro reuniu-se com Poilievre e os outros líderes da oposição para os informar sobre a sua visita à Flórida. Apesar de todos os líderes partidários concordarem que as tarifas seriam desastrosas para as economias do Canadá e dos EUA, a reunião não parece ter forjado uma frente unida entre os partidos.

Em declarações aos jornalistas no início do período de perguntas, Trudeau disse que Poilievre não estava a conseguir colocar a política em segundo plano face à ameaça de Trump. “Há uma tradição no Canadá de que quando os tempos são difíceis, quando há um momento de crise ou quando somos ameaçados, os canadianos unem-se. Nós nos unimos, ultrapassamos as linhas partidárias e defendemos o Canadá”, disse Trudeau. “Parece cada vez mais claro que isso não é algo que Pierre Poilievre seja capaz de fazer”.

Poilievre criticou as políticas de fronteira do governo nos últimos dias, dizendo que os liberais “perderam o controlo da fronteira”. Esses comentários foram feitos depois de Trudeau ter pedido aos líderes da oposição para não alimentarem a afirmação de Trump de que a fronteira entre o Canadá e os EUA está de alguma forma a ser invadida por migrantes e tráfico de droga. Embora o fluxo de migrantes e drogas ilegais na fronteira norte seja uma fração do que atravessa o México, Trump continua preocupado com o que vem do Canadá – tal como as autoridades canadianas estão alarmadas com o fluxo de drogas e armas para norte.

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER