Tam encoraja sexo seguro e menos parceiros para evitar propagação de varíola dos macacos
Os homens que fazem sexo com homens devem praticar sexo seguro e reduzir o seu número de parceiros para limitar a propagação da varíola dos macacos no Canadá.
A recomendação é da chefe de saúde pública do Canadá, a Dra. Theresa Tam. No fim-de-semana a Organização Mundial de Saúde declarou o vírus uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.
Até agora existem 745 casos confirmados no país e 99% dos casos são homens com uma idade média de 36 anos.
Menos de 1% dos casos nacionais envolvem mulheres ou pessoas com menos de 20 anos. Segundo Tam a varíola dos macacos está a circular entre homens que têm contacto íntimo com outros homens, embora qualquer pessoa possa ser infetada. A responsável quer que a informação que foi adquirida com a pandemia de HIV seja útil para ajudar a encontrar soluções para lidar com a varíola dos macacos.
A doença está associada a uma erupção cutânea dolorosa que pode ser acompanhada de febre, arrepios e dores no corpo.
O Comité Consultivo Nacional de Imunização recomenda às pessoas que estiveram expostas ao vírus para receberem a vacina que está a ser disponibilizada.
O governo federal distribuiu até agora mais de 70.000 doses da vacina a províncias e territórios e cerca de 27.000 já foram administradas.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários