Canadá

Sondagem: Maioria dos canadianos apoia o direito de escolher fazer um aborto

milenio stadium - aborto

 

À medida que os EUA se preparam para regredir no direito ao aborto, uma nova sondagem revela que um em cada 4 canadianos defende o direito ao aborto se de facto a mulher assim o desejar.

 

A sondagem da Leger e da Association for Canadian Studies indicou ainda que 14% dos inquiridos está contra o aborto.

 

Cerca de 70% dos canadianos ouvidos nesta sondagem estão preocupados com a proposta do Senado americano para tornar o aborto numa lei federal e acredita que a decisão pode ter efeitos no Canadá.

 

A sondagem ouviu mais de 1.500 pessoas e foi realizada entre sexta-feira e domingo. O vice-presidente da Leger, Christian Bourque, disse que esta preocupação é notável dado que a grande maioria dos canadianos diz apoiar o direito de optar por fazer um aborto.

 

O aborto é descriminalizado no Canadá devido a uma decisão do Supremo Tribunal de 1988, mas nunca foi aprovado qualquer projecto de lei para consagrar o acesso à lei e também não é considerado um direito constitucionalmente protegido ao abrigo da Carta de Direitos e Liberdades.

 

Dois em cada 3 inquiridos nesta sondagem defendeu que o governo canadiano deveria introduzir um projecto de lei para proteger o direito de escolher livremente fazer um aborto. No Canadá o limite de tempo para interromper uma gravidez é determinado a nível provincial e é aplicado pela comunidade médica e não pelos tribunais.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER