Canadá

Semanas depois de ataque mortal em London, Ont, Otava organizou cimeira nacional virtual sobre islamofobia

milenio stadium - london, otava cimeira nacional islamofobia

 

O governo federal promoveu esta quinta-feira (22) uma cimeira nacional sobre islamofobia, um dia depois de realizar uma cimeira semelhante sobre anti-semitismo.

Os deputados votaram unanimemente a favor de uma moção que apelava à criação de uma cimeira nacional sobre islamofobia em junho, na sequência do ataque em London, Ont, que matou quatro pessoas de uma família muçulmana.

O PM Justin Trudeau foi questionado esta quarta-feira (21) numa conferência de imprensa sobre o aumento de crimes de ódio contra esta comunidade, inclusive numa mesquita em Hamilton, e Trudeau disse que cabe a todos os canadianos combater a intolerância, o ódio e a islamofobia. O Conselho Nacional de Muçulmanos Canadianos pediu a todos os níveis de governo para estarem presentes na cimeira e ajudarem a criar um plano de ação concreto. Este Conselho apresentou esta semana 60 recomendações políticas para combater o ódio e o racismo em todo o país. A lista inclui alterações ao Código Penal para lidar melhor com crimes de ódio, uma revisão dos programas escolar e um fundo nacional para vítimas da islamofobia. O Conselho espera que o governo se comprometa com esta lista de recomendações porque está em causa a sobrevivência daquela comunidade.
A cimeira decorreu virtualmente e incluiu vários líderes de comunidades muçulmanas. O líder do NDP lamentou que os liberais tenham sido lentos a agir contra o aumento destes crimes e pediu mais medidas para travar o ódio online.

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER