Canadá

Problemas de saúde do Papa não vão impedir viagem ao Canadá

Problemas de saúde do Papa não vão impedir viagem ao Canadá-Milenio Stadium-Canada
The Canadian Press

Os problemas de saúde do Papa não vão impedir a realização da sua viagem ao Canadá. Segundo o Ministro das Relações entre a Coroa e os Indígenas, Marc Miller, disse ontem que apesar da saúde do Papa Francisco ser motivo de preocupação, a viagem ao Canadá vai mesmo realizar-se.

Na semana passada o Vaticano anunciou que o Papa ia adiar a próxima viagem a África para continuar com os tratamentos num dos seus joelhos.

A viagem do Papa ao Congo e ao Sudão estava marcada para acontecer entre 2 e 7 de julho, poucas semanas antes de ele se deslocar ao Canadá para o tão aguardado pedido de desculpa presencial à comunidade indígena.

As escolas residenciais canadianas que recebiam os indígenas que eram retirados das suas famílias foram administradas pela Igreja Católica que encobriu vários crimes inclusive casos de abuso sexual. Acredita-se que cerca de 150.000 crianças indígenas tenham sido forçadas a frequentar estas escolas que eram financiadas pelo governo canadiano.

O relatório final publicado em Dezembro de 2015 pela Comissão de Verdade e Reconciliação do Canadá, que recolheu testemunhos de milhares de sobreviventes destas escolas, recomendou que o Papa pedisse desculpa presencialmente aqui no Canadá em nome da instituição que representa.

No início deste ano quando uma comitiva da comunidade indígena se deslocou ao Vaticano sua Santidade acabou por fazer um pedido de desculpas.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER