CanadáHome

Prevenir! Pela sua saúde!

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O Milénio, assumindo o seu papel de serviço público, associa-se a esta campanha e com a ajuda dos dados estatísticos que a página online do Canadian Cancer Society nos fornece, deixa evidente a importância da prevenção.

Estatísticas relacionadas com o Cancro da Mama

O cancro da mama é um dos tipos de cancro mais comuns nas mulheres Canadianas (excluindo cancros de pele não melanoma). É o segundo a liderar as causas de morte derivadas de cancro nas mulheres canadianas. O cancro da mama pode também desenvolver-se em homens, no entanto, não é comum.

Incidência e mortalidade

A incidência corresponde ao número de casos novos de cancro. A mortalidade é o número de mortes que se devem a esta doença. As seguintes estatísticas de incidência e mortalidade são estimadas com base na informação mais atualizada que se encontra disponível.

Em 2017, estima-se que:

*26,300 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama. O que representa 25% de todos os novos casos de cancro em mulheres, em 2017.

*5,000 mulheres morreram devido ao cancro da mama. O que representa 13% das mortes causadas pelo cancro, em mulheres, em 2017.

*Todos os dias, em média, 72 mulheres canadianas são diagnosticadas com cancro da mama.

*Todos os dias, em média, 14 mulheres canadianas morrem devido ao cancro da mama.

*230 homens já foram diagnosticados com cancro da mama, e desses, 60 morreram.

 

Estatísticas sobre o Cancro da Mama no Canadá (2017)

CategoriaHomensMulheres
Novos Casos23026,300
Taxa de incidência (por cada 100,000 pessoas) *1.2130.3
Mortes6.04,900
Taxa de mortalidade0.323.2
Sobrevivência líquida de 5 anos (estimativa para 2006-2008)79%87%

 

*Padronização da idade pela 2011 Canadian Standard Population. A padronização da idade é um método estatístico que remove o efeito da idade na taxa calculada. Permite que as taxas sejam comparadas ao longo do tempo, entre províncias e territórios.

Percentagem de todos os casos novos de cancro em mulheres, em 2017

– Cancro da Mama: 25%

– Os restantes tipos de cancro: 75%

Percentagem de mortes derivadas de cancro em mulheres, em 2017

– Mortes relacionadas com o Cancro da Mama: 13%

– Mortes relacionadas com outros tipos de cancro: 87%

Tendências no Cancro da Mama

No Canadá, a taxa de incidência de cancro da mama em mulheres aumentou ao longo dos anos 90, mas diminuiu no início de 2000. Este aumento ocorreu parcialmente devido ao uso mais recorrente da mamografia, o que conduziu à descoberta de muitos casos de cancro da mama. Outro motivo a ser apresentado é o uso crescente da Terapia de Reposição Hormonal (HRT) para as mulheres no período pós-menopausa. A diminuição ocorreu por volta de 2002, coincidindo com o decréscimo abrupto do uso da HRT em mulheres após a menopausa, devido à divulgação da relação direta com o cancro da mama. Desde 2004 até 2013, a incidência do cancro da mama manteve-se estável.

A taxa mortal motivada por esta doença tem estado em declínio desde a segunda metade dos anos 80. Esta redução na taxa mortal provavelmente reflete o impacto da triagem e das melhorias no tratamento do cancro da mama.

Probabilidade de morrer ou desenvolver Cancro da Mama

Estima-se que cerca de 1 em 8 mulheres canadianas irão desenvolver cancro da mama e 1 em cada 31 mulheres irão morrer devido a esta doença.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER