Canadá

Portugal e Canadá vão discutir vantagens do CETA

O PM de Portugal vai visitar o Canadá entre 2 e 5 de maio e o dia 4 vai ser passado em Toronto, tal como foi avançado pelo Milénio Stadium em edições anteriores.

Num comunicado divulgado esta semana na página oficial do Governo, Justin Trudeau, PM do Canadá, diz que nesta visita oficial, a primeira de António Costa, os dois países vão discutir as vantagens do CETA, o novo acordo de livre comércio celebrado entre Canadá e União Europeia. Do leque de vantagens, Trudeau sublinha que o acordo vai criar “mais riqueza, mais empregos, sobretudo para a classe média e mais oportunidades nos dois lados do Atlântico”.

No encontro entre os dois líderes estarão também em cima da mesa questões como a proteção dos oceanos, as alterações climáticas, a segurança coletiva e a paz.

Justin Trudeau destaca ainda que o Canadá tem cerca de meio milhão de cidadãos de origem portuguesa e que a comunidade lusa é das mais importantes no seu país. “Canadá e Portugal tem uma relação bilateral com fortes laços ao longo da história, com perto de meio milhão de cidadãos de origem portuguesa a viver no nosso país. Nos encontros com o primeiro-ministro [António] Costa procurarei aprofundar as nossas relações económicas entre os dois países, em benefício mútuo dos povos canadiano e português”, avança Trudeau.

De acordo com o governo, no Canadá residem 480 mil cidadãos de origem portuguesa e as relações comerciais entre os dois países envolveram em 2017 cerca de 848 milhões de dólares, tendo as exportações canadianas para Portugal rondado os 270 milhões de dólares.

Ao longo dos quatro dias de presença no Canadá, do ponto de vista institucional, além da reunião com Justin Trudeau, o líder do executivo português terá encontros com o presidente do Parlamento Federal, Geoff Reagan, e com líderes de diversos partidos políticos.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro, a visita do primeiro-ministro terá também uma forte componente económica, estando previsto um encontro empresarial, visitas a empresas e diversas reuniões de trabalho.

Durante a manhã de 4 de maio o Economic Club of Canada organiza um simpósio económico no Marriott Eaten Centre Hotel. O tema é “As relações económicas entre Portugal e o Canadá – maximização dos efeitos do CETA” e o painel inclui cinco oradores.

Segundo o Economic Club of Canada, a ordem dos intervenientes será a seguinte: Luís Castro Henriques, presidente do Conselho de Administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo; François-Philippe Champagne, Ministro do Comércio Internacional do Canadá; Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia de Portugal; António Costa, PM de Portugal e Justin Trudeau, PM do Canadá.

O encontro é entre as 9 e as 11:30 da manhã e os ingressos têm que ser comprados até 48 horas antes. Para os sócios do Clube as entradas custam $89 mais taxas enquanto que para não sócios o preço dos ingressos será $110.

Ao contrário das tendências mais protecionistas da administração de Donald Trump nos Estados Unidos, o Canadá com a liderança de Justin Trudeau tem assumido uma perspetiva de multilateralismo político e de defesa de acordos regionais de livre comércio.

O Canadá e a União Europeia, com o apoio do Governo português, concluíram em 2016 um Acordo Económico e Comercial Global (CETA), que entrou em vigor no final de 2017.

Entre outros pontos, o acordo prevê uma redução de 90,9% das taxas aduaneiras canadianas, o que se julga que facilitará as exportações de produtos nacionais, designadamente de vinho (que em 2015 atingiu os 54 milhões de euros) e queijo (1,6 milhões de euros em 2015).

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro, a visita oficial ao Canadá servirá também para o “aprofundamento relações culturais, assinalando-se o Dia da Língua Portuguesa, e para contactos com a comunidade portuguesa residente neste país.

Até ao fecho desta edição o governo de Portugal não divulgou pormenores sobre a visita oficial ao Canadá.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER