Canadá

Perito diz que inflação nos alimentos já atingiu o pico

Perito diz que inflação nos alimentos já atingiu o pico-Milénio Stadium-Canadá
The Canadian Press

Enquanto o custo crescente dos alimentos continua a ultrapassar a taxa global de inflação, um perito canadiano diz que a indústria pode já ter atingido o seu pico.

A Statistics Canada divulgou ontem que a taxa de inflação anual do país subiu para 8,1% em Junho, a maior desde 1983. Os canadianos também continuaram a ver preços mais elevados no supermercado, com o custo dos alimentos a subir 8,8% em comparação com Junho do ano passado.

Um professor e director sénior do Laboratório de Análise Agroalimentar da Universidade de Dalhousie diz a partir de agora os canadianos devem começar a ver a luz ao fundo do túnel.

Segundo a agência nacional os combustíveis aumentaram mais de 50% em junho deste ano e esse foi o grande impulsionador do aumento da inflação. Para este professor a indústria alimentar está a começar a controlar elementos relacionados com a cadeia de abastecimento e o impacto do conflito ucraniano, o que vai permitir baixar os preços ao consumidor.

Mas a descida do preço dos alimentos não deve acontecer de um momento para o outro. O leite por exemplo vai aumentar 2 cêntimos por litro a partir de setembro, isto depois de ter aumentado 6 cêntimos por litro em fevereiro.

Um relatório sobre os preços dos alimentos para 2022 publicado pela Universidade de Dalhousie, bem como pela Universidade de Guelph, Universidade de Saskatchewan e Universidade da Colúmbia Britânica, prevê que a inflação alimentar vai subir até 7% até ao final do ano.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER