Canadá

Papa vai visitar antiga escola residencial de Alberta

Papa vai visitar antiga escola residencial de Alberta-Milenio Stadium-Canada
AP Photo

O programa da viagem do Papa ao Canadá no próximo mês inclui uma visita a uma antiga escola residencial de Alberta.

O Vaticano informou que o Papa Francisco vai ser acompanhado por sobreviventes a este local. A visita papal vai começar em Edmonton a 24 de Julho e termina em Iqaluit a 29 de Julho. Segundo o programa divulgado agora pelo Vaticano a visita inclui eventos públicos e privados e vai ter uma elevada participação indígena.

O Arcebispo de Edmonton, Richard Smith, que é o coordenador geral da visita papal ao Canadá, disse que estava a rezar para que esta peregrinação seja mais um passo significativo na longa jornada de cura, reconciliação e esperança. Espera-se que o Papa Francisco apresente pessoalmente um pedido de desculpas pelo papel da Igreja Católica Romana nas escolas residenciais às comunidades indígenas canadianas.

A chegada do Papa Francisco a Edmonton está prevista para 24 de Julho, onde terá uma breve cerimónia de receção no aeroporto. No dia seguinte, ele vai visitar uma antiga escola residencial naquela província que terá sido uma das maiores instituições do género no país. Alguns estão a especular que o pedido de desculpas poderá acontecer aqui na presença dos sobreviventes.

A 25 de julho a visita continua a uma igreja indígena localizada no centro de Edmonton e no dia seguinte sua santidade vai assistir a uma missa no Estádio do Commonwealth que tem capacidade para receber 65.000 pessoas. A 27 de julho o Papa vai encontrar-se com o Primeiro-Ministro Justin Trudeau e a Governadora Geral Mary Simon. A 28 de julho segue-se uma visita ao Quebec e no dia 29 será a vez de um encontro com líderes indígenas na parte oriental do país.

A visita termina em Iqaluit onde o Papa vai reunir com sobreviventes de escolas residenciais.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER