Canadá

Papa Francisco expressa tristeza e pede perdão aos sobreviventes das escolas residenciais

Papa Francisco expressa tristeza e pede perdão aos sobreviventes das escolas residenciais-Milénio Stadium-Canadá
The Canadian Press

O Papa Francisco chegou ontem ao Canadá para uma viagem penitencial de seis dias e hoje pediu desculpa em frente aos sobreviventes das escolas residenciais pelo papel da Igreja Católica na destruição cultural e na assimilação forçada dos povos indígenas.

O Papa foi recebido no aeroporto de Edmonton, em Alberta, por representantes da comunidade indígena, pelo primeiro-ministro Justin Trudeau e pela Governadora Geral Mary Simon.

A visita do Papa vai passar por duas províncias – Alberta e Quebec e pelo território de Nunavut. No Twitter do Papa a mensagem é clara – “Espero, com a graça de Deus, que a minha peregrinação penitencial possa contribuir para a viagem de reconciliação já empreendida. Por favor, acompanhem-me com #paz”.

O Papa de 85 anos tem mobilidade reduzida e teve de ser transportado de cadeira de rodas depois de sair do avião. O Papa e os representantes da comunidade indígena trocaram prendas entre si.

Estima-se que 150.000 crianças indígenas foram forçadas a frequentar escolas residenciais no Canadá onde foram vítimas de abusos físicos e sexuais. Mais de 60% das escolas eram administradas pela Igreja Católica.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER