Canadá

Ottawa deu 105 milhões de dólares à Stellantis antes de fabricante anunciar planos para os EUA

Créditos: CBC

Depois de atribuir quase 105 milhões de dólares à Stellantis para modernizar duas fábricas em Ontário, o governo federal está agora a rever o contrato para avaliar se a empresa violou o acordo ao anunciar a transferência de parte da produção para os Estados Unidos.

A Stellantis revelou publicamente, na semana passada, planos para transferir a produção do Jeep Compass de Brampton (Ontário) para o Illinois.

Questionado pela CBC News sobre se pretende recuperar o dinheiro dos contribuintes já entregue à empresa, o ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, sugeriu que o governo está a agir.

“Vamos certamente fazer valer os nossos direitos contratuais”, afirmou Champagne, que participou nas negociações com a Stellantis. “É preciso analisar as circunstâncias, o que foi prometido e o que está a ser concretizado.”

O novo plano de expansão da Stellantis nos EUA foi considerado um duro golpe para o Canadá e celebrado pela Casa Branca como uma vitória.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou a sua intenção de dominar a indústria automóvel. O seu secretário do Comércio, Howard Lutnick, afirmou recentemente, num evento em Toronto, que pretende “esvaziar” o setor de montagem automóvel no Canadá.

O governo canadiano confirmou à CBC News que entregou à Stellantis mais de 18,6 milhões de dólares no exercício fiscal de 2023 e outros 85,9 milhões em 2024, destinados à modernização das fábricas de Windsor e Brampton.

Apesar de Ottawa ter concedido milhões à empresa, não está claro até que ponto o governo tem poder para fazer cumprir os contratos ou recuperar o dinheiro.

Questionada sobre se tem autoridade para reaver os fundos, a ministra Mélanie Joly não respondeu diretamente. “Estamos confiantes de que podemos exercer bastante pressão sobre a empresa, porque, quando assinamos contratos de apoio, tudo está obviamente ligado à criação de emprego”, disse Joly.

A ministra acrescentou ainda que tem mantido contacto com outros fabricantes automóveis.

“Voltei a conversar este fim de semana e na sexta-feira com a Honda, com a Ford, e continuarei, claro, a dialogar com a GM”, afirmou.

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER