Otava disponibiliza $870 milhões de dólares para apoiar na recuperação das cheias de BC

O governo federal disponibilizou $870 milhões para apoiar a recuperação dos estragos causados pelas cheias em novembro passado em BC.
O anúncio foi feito ontem pelo Ministro da Preparação de Emergência, Bill Blair, e é o primeiro pagamento de um compromisso assumido por Otava na altura das cheias. Blair disse que a reconstrução tem de recomeçar depressa e garantiu que mais tranches se vão seguir.
Os seus comentários surgem depois da quinta e última reunião de um comité composto por B.C. que juntou ministros federais responsáveis pela resposta a catástrofes e alterações climatéricas.
Os fundos estão a ser distribuídos através do programa de assistência financeira em caso de catástrofe. A Colúmbia Britânica pediu cerca de $5 mil milhões de dólares para ajudar na reconstrução e o ministro provincial da Segurança Pública, Mike Farnworth, disse que o acesso ao dinheiro podia levar algum tempo.
A verba vai ser utilizada na reconstrução de infra-estruturas públicas e privadas que foram danificadas quando as cheias destruíram o sul de BC em novembro passado. As chuvas causaram inundações e deslizamentos de terras que destruíram terras agrícolas e auto-estradas.
O governo diz que o objetivo é construir infra-estruturas mais resistentes às alterações climáticas e explica que o atraso na disponibilização do dinheiro se deve à complexidade das avaliações dos danos no terreno.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários