Os preços dos alimentos poderão aumentar até 5% em 2025
Um relatório anual sobre os preços dos géneros alimentícios no Canadá prevê uma maior pressão sobre os custos da mercearia no próximo ano – mas também refere que alguns preços em 2024 foram inferiores ao previsto.
O relatório sobre os preços dos produtos alimentares, publicado na quinta-feira (5), prevê que os canadianos verão os maiores aumentos de preços no próximo ano na carne e nos legumes, juntamente com um aumento do custo das refeições nos restaurantes.
Estima-se que os preços dos alimentos em geral aumentem de três a cinco por cento em relação a 2024 – mais do que o objetivo de inflação do Banco do Canadá, que se situa entre um e três por cento.
Isto significa que uma família de quatro pessoas pagaria cerca de 800 dólares a mais pela alimentação em 2025 – cerca de 66 dólares extra por mês – se a inflação alimentar atingisse o ponto mais alto que os académicos preveem.
O relatório anual é publicado por um grupo de universidades, incluindo a Universidade Dalhousie de Halifax, a Universidade de Guelph, a Universidade de British Columbia e a Universidade de Saskatchewan. “Esperamos um ano difícil, infelizmente, para as famílias”, afirmou Sylvain Charlebois, investigador principal do projeto e professor na Universidade de Dalhousie.
Este ano, os investigadores do projeto também utilizaram vários modelos de inteligência artificial para ajudar a estimar as alterações nos preços dos alimentos, embora os autores tenham escrito que os peritos humanos também avaliaram os resultados da IA.
CBC/MS
Redes Sociais - Comentários