Os preços da gasolina no Canadá caem com a remoção do imposto sobre o carbono para consumidores

Os preços de retalho da gasolina caíram acentuadamente em todo o Canadá após o governo ter removido na terça-feira (1) os impostos sobre o carbono para consumidores que estavam em vigor desde 2019. Mark Carney assinou uma ordem a eliminar o imposto sobre o carbono para consumidores da era Justin Trudeau no seu primeiro dia como Primeiro-Ministro do Canadá no início deste mês, declarando que esta medida fará a diferença para os canadianos em dificuldades. Os conservadores na oposição tinham há muito tempo feito campanha contra o imposto.
Oito províncias viram os preços dos combustíveis cair mais de seis cêntimos por litro na terça-feira (1), após a tributação ter cessado oficialmente, de acordo com dados de mercados de combustíveis GasBuddy. Os preços médios nacionais da gasolina no Canadá caíram de quase 155 cêntimos por litro no domingo (30) para 143,6 cêntimos por litro na quarta-feira (2), mostraram os dados. New Brunswick registou a maior queda, de 15 cêntimos por litro, enquanto British Columbia e Ontário viram quedas superiores a 10 cêntimos por litro.
“As quedas continuam a alargar-se”, afirmou o analista do GasBuddy, Patrick De Haan, na terça-feira (1). Os preços do carbono para a gasolina de 1 de abril de 2024 a 31 de março de 2025 eram de 17,6 cêntimos por litro, pelo que os preços deveriam cair esse montante, afirmou Susan Bell, uma executiva da Rystad Energy.
A Associação Canadiana de Combustíveis disse que espera uma redução de 20 cêntimos por litro nos preços da gasolina, traduzindo-se em poupanças de mais de 500 dólares canadianos por ano para os consumidores. Quebec, que agora se torna a única província canadiana com um imposto sobre o carbono através do seu programa de cap-and-trade, viu os preços da gasolina subirem 1,9 cêntimos por litro na terça-feira (1), mostraram os dados do GasBuddy.
Os preços de combustíveis mais baixos poderão levar alguns canadianos a abdicar de voos para os Estados Unidos em favor de viagens de carro para destinos de férias nacionais, disse Bell. No entanto, a guerra comercial em curso com os EUA poderia aumentar a taxa de desemprego no Canadá, o que pesaria sobre o consumo de gasolina, acrescentou.
A Associação Canadiana de Combustíveis também notou que o impacto potencial na procura de combustíveis da revogação do imposto era difícil de avaliar. “Há simplesmente demasiados outros fatores a impactar a procura, particularmente em relação à direção que a economia global está a tomar no contexto das tarifas dos EUA de 2 de abril”, disse um porta-voz do grupo da indústria.
CBC/MS
Redes Sociais - Comentários