Ministra do Desporto congela financiamento do governo para o Hockey Canada
A Ministra do Desporto, Pascale St-Onge, anunciou ontem que o acesso do Hockey Canada a fundos públicos foi cancelado.
A decisão tem efeito imediato e a ministra explicou que uma alegada agressão sexual que está em tribunal obrigou o governo a cancelar os apoios à organização.
O antigo presidente do Hockey Canada, Scott Smith, e o antigo CEO da organização, Tom Renney, foram arrasados pelos deputados no início desta semana quando respondiam a perguntas numa audiência do Comité Permanente do Património Canadiano.
A Ministra do Desporto lamentou que o governo tenha ficado sem respostas para muitas das questões. St-Onge disse que o Hockey Canada só vai voltar a receber financiamento público quando revelar as recomendações contidas num relatório incompleto de uma empresa de advogados contratada por terceiros para investigar o alegado incidente que aconteceu há 4 anos. Outra das imposições do governo é que o Hockey Canada se torne signatário do Office of the Integrity Commissioner, uma nova agência governamental que vai poder de investigar de forma independente queixas de abuso e aplicar sanções.
A ministra diz que as condições são “muito simples, mas muito importantes”. Ontem a Câmara dos Comuns aprovou por unanimidade uma moção apresentada por um deputado do Bloco Quebecois para que o governo continue com uma investigação independente que vai analisar a forma como o Hockey Canada lidou com as alegações.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários