Canadá

Manifestações vão voltar no Dia do Canadá e Otava não quer que caos do inverno se repita

Manifestações vão voltar no Dia do Canadá e Otava não quer que caos do inverno se repita-Milenio Stadium-Canada
The Canadian Press

O ministro federal da segurança pública disse que quer que as pessoas celebrem o Dia do Canadá, mas espera que as manifestações marcadas para Otava no próximo fim-de-semana sejam pacíficas.

Marco Mendicino avançou que depois de uma pandemia há razoes para ter esperança e estar otimista e que por isso espera que a situação do Inverno não se repita. Grupos de ativistas disseram que estão a planear manifestações para todo o Verão que se devem estender até ao Dia do Trabalhador em setembro.

A polícia de Otava está a par das manifestações e está a criar um plano de segurança. As forças de segurança pública continuam a ser criticadas pela sua atuação nas manifestações durante 3 semanas em fevereiro. O governo foi obrigado a invocar a Lei das Emergências e mais de 100 pessoas acabaram por ser detidas.

As manifestações deixaram uma fatura multimilionária de policiamento e Mendicino diz que é preciso retirar lições com o que aconteceu na altura. O ministro da segurança pública prometeu dar à polícia o apoio necessário para garantir que as celebrações do Dia do Canadá na capital decorrem dentro do normal. O tema esteve em destaque no encerramento dos trabalhos parlamentares antes de os deputados irem de férias de Verão a Comissária da RCMP e o chefe interino da polícia de Otava disseram que não pediram a Lei de Emergências, mas admitiram que a sua ativação acabou por dissuadir os manifestantes.

A líder conservadora interina Candice Bergen chegou a pedir a demissão de Mendicino.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER