Canadá

Inquérito público independente a maior assassinato em massa da história do Canadá começou hoje em Halifax

Milenio Stadium - assassinato em massa - halifax

 

Quase 2 anos depois de um homem que se disfarçou de agente da RCMP ter matado a tiro 22 pessoas na Nova Scotia, hoje começou a ser feito um inquérito público independente em Halifax.

O inquérito federal-provincial, que deveria ter começado em Outubro, ouviu os 3 comissários que lideram os procedimentos no Centro de Convenções de Halifax.

Antes de as provas serem apresentadas realizou-se um painel de discussão sobre saúde mental que reconheceu que os 22 assassinatos que aconteceram entre 18 e 19 de abril de 2020 tiveram um efeito doloroso na população canadiana de todo o país.

Segundo os comissários as provas apresentadas nas audiências reavivaram memórias terríveis para muitas pessoas. As audiências foram limitadas à página da comissão e foi criada uma linha telefónica gratuita para permitir que aqueles que não tinham acesso à Internet também pudessem ouvir.

As conclusões preliminares do inquérito vão ser apresentadas no início de maio e o relatório final com as recomendações sobre a melhoria da segurança pública deve ser divulgado no início de novembro.

O inquérito foi pedido para determinar as circunstâncias em torno dos assassinatos, incluindo a resposta da polícia, o acesso a armas de fogo e as interações anteriores do assassino com a polícia e os serviços sociais. A esperança é que este relatório final ajude a prevenir incidentes semelhantes no futuro.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER