Canadá

Governo liberal vai divulgar documentos do gabinete ao inquérito da Lei de Emergências

Governo liberal vai divulgar documentos do gabinete ao inquérito da Lei de Emergências-Milénio Stadium-Canadá
The Canadian Press

O governo federal liberal concordou em fornecer documentos sensíveis do gabinete ao inquérito que examina a sua utilização da Lei de Emergências durante a manifestação “Freedom Convoy”.

A Comissão de Emergência da Ordem Pública revelou que das 371 comissões federais de inquérito que foram convocadas desde a Confederação, esta é apenas a quarta a receber este tipo de acesso. O governo de Trudeau declarou a emergência em fevereiro depois de semanas de manifestações no centro de Otava e nas passagens transfronteiriças. A Comissão ainda não recebeu os documentos mas espera que eles cheguem em breve.

O crítico do Partido Conservador para a preparação para emergências, Dane Lloyd, disse que os canadianos merecem total transparência por parte do governo para explicar a necessidade de invocar a Lei das Emergências. Lloyd acusa o ministro da segurança pública de mentir e enganar os canadianos.

Os Conservadores têm pressionado os Liberais para que concedam o acesso ao inquérito aos documentos do gabinete e a comissão ainda não disse se Trudeau e os ministros do gabinete iam ser chamados a testemunhar nas audições públicas que devem começar em Setembro.

O antigo chefe da polícia de Otava, Peter Sloly, que renunciou ao cargo depois do governo federal ter invocado a Lei de Emergências vai ser autorizado a falar. A comissão vai apresentar o seu relatório final no Parlamento em Fevereiro de 2023.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER