Hazel McCallion completa 100 anos no domingo (14) e a cidade de Mississauga já começou a comemorar. O Milénio Stadium dedica-lhe esta semana um cartoon para elogiar a sua capacidade de luta e as suas conquistas ao longo de um século de vida.
McCallion, ou furacão Hazel, como é conhecida, foi o rosto de Mississauga entre 1978 a 2014 e é a presidente da Câmara Municipal de Mississauga que serviu durante mais anos o município. A província de Ontário definiu o próximo domingo (14) como o dia de Hazel McCallion em Ontário.
Em declarações aos jornalistas, Hazel disse recentemente que era importante encorajar os idosos a viverem a vida ao máximo até ao seu último dia. McCallion é chief elder da Revera Inc desde 2015. A empresa canadiana administra mais 500 lares de idosos no Canadá, EUA e Reino Unido e recentemente tem estado debaixo de fogo devido a surtos de COVID-19 nos seus lares. Para além desta posição, Hazel é também chanceler do Sheridan College.
Na quarta-feira (10), o Conselho da cidade de Mississauga e a atual autarca Bonnie Crombie celebraram o aniversário de McCallion durante a sessão do comité geral da sua reunião virtual. Para dar início às festividades, houve um vídeo da Biblioteca Mississauga que destacou o trabalho da vida de Hazel.
Crombie disse num comunicado de imprensa que a cidade de Mississauga é muito grata pelo serviço público que Hazel prestou aos seus residentes e sublinhou que a antiga autarca era um exemplo e uma fonte de inspiração para as mulheres que trabalham em política. Como forma de homenagem a Biblioteca Central de Mississauga passa agora a chamar-se Hazel McCallion Central Library. A biblioteca vai encerrar a 20 de março para ser remodelada e a inauguração está prevista para 2023.
Paul Mitcham, administrador municipal e diretor administrativo, disse que foi um privilégio trabalhar com Hazel durante 36 anos e recordou que Hazel era conhecida por repetir a frase “trabalhar duro e fazer os trabalhos de casa”.
Esta sexta-feira (12) o Trillium Health Partners vai lançar o livro “Hazel McCallion: A Century of Accomplishment”. Os lucros da venda do livro vão ser usados para reconstruir o Hospital de Mississauga. O objetivo do Trillium é conseguir juntar $3 milhões até domingo (14).
O Mississauga Arts Council também produziu um vídeo, que vai ser apresentado por Crombie, para marcar o aniversário. O vídeo inclui mais de uma dúzia de apresentações de canto e dança e depoimentos do primeiro-ministro Justin Trudeau, do Premier Doug Ford e do autarca de Toronto John Tory. O comediante Rick Mercer também vai aparecer no vídeo do Mississauga Arts Council.
O vídeo, “Hazel A Celebration: 100 Years In the Making”, vai ser lançado online no domingo (14) às 19:30 H. De acordo com McCallion, uma das suas conquistas foi a forma como lidou com o descarrilamento de um comboio em 1979 em Mississauga que transportava produtos químicos e explosivos e que forçou 240.000 pessoas a fugir da cidade. Para trás ficaram apenas 30.000 pessoas nesta região. O comboio da CP Rail vinha de Windsor e é até hoje uma das maiores explosões na área da GTA.
McCallion vai passar o dia do seu aniversário com a família, mas devido ao confinamento não vai celebrar a data com os seus amigos. No domingo (14) a Mississauga’s Civic Centre Clock Tower vai ser iluminada a vermelho e a cor-de-rosa para homenagear Hazel McCallion.
Joana Leal/MS
Redes Sociais - Comentários