Ford apela ao embaixador dos EUA para “enterrar o machado” e pedir desculpa após tirada ofensiva

O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, classificou como “absolutamente inaceitável” e “indigna de um embaixador” a tirada repleta de palavrões do embaixador dos Estados Unidos, Pete Hoekstra, dirigida ao representante comercial de Ontário.
O incidente ocorreu na segunda-feira (27), durante um evento do Canadian American Business Council, em Ottawa, onde, segundo várias testemunhas ouvidas pela CBC News, Hoekstra foi visto num acalorado confronto com David Paterson, representante comercial de Ontário. As fontes que assistiram ao episódio falaram com a CBC sob condição de anonimato.
A discussão, alegadamente repleta de insultos e linguagem ofensiva, mencionou o nome de Doug Ford e parece ter sido motivada por um anúncio televisivo anti-tarifas lançado pelo governo de Ontário nos Estados Unidos, que foi transmitido até segunda-feira (27) e que enfureceu o presidente norte-americano Donald Trump.
Embora Ford tenha reiterado que o anúncio foi “a coisa certa a fazer”, apelou a Hoekstra para pedir desculpa a Paterson e retomar as negociações. “Pete [Hoekstra], tens de ligar ao Dave [Paterson] e pedir-lhe desculpa. É simples”, disse Ford numa conferência de imprensa. “Eu também me exalto às vezes, mas basta ligar ao homem e enterrar o machado.”
Ford explicou que o anúncio foi uma forma de responder aos repetidos ataques de Trump contra Ontário e o Canadá. “O que é que eles esperam que eu faça? Que fique quieto e me renda, como toda a gente?”, questionou, acrescentando que o vídeo foi “um sucesso”, com mais de 11,4 mil milhões de visualizações. “Então, porque é que o presidente não começa a ser simpático? Porque não joga limpo no mesmo campo de areia com o seu maior cliente do mundo inteiro e assim fica tudo bem?”, afirmou Ford.
O anúncio apresenta um discurso anti-tarifas do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, que Ford disse ser uma posição que o conhecido líder republicano defendeu em várias ocasiões.
“O Ronald Reagan diz a verdade. Uma tarifa sobre o Canadá é um imposto sobre o povo americano”, concluiu Ford.
Apesar do conflito, Ford descreveu Hoekstra como “um bom tipo” e contou que tem uma aposta com ele sobre as World Series, em que o perdedor terá de vestir a camisola da equipa vencedora.
Hoekstra já tinha sido notícia no passado por declarações controversas sobre as relações entre o Canadá e os Estados Unidos. Chegou a descrever as represálias canadianas às tarifas impostas por Trump como “mesquinhas”, criticando os boicotes norte-americanos a bebidas e o facto de muitos canadianos escolherem passar férias fora dos EUA.
O embaixador também tentou minimizar as provocações de Trump sobre o Canadá “tornar-se o 51.º estado americano”, descrevendo-as como uma expressão de carinho.
CBC/MS







Redes Sociais - Comentários