Estudo encomendado pelo Quebeque e mantido escondido revela que é quase impossível para os novos imigrantes aprenderem francês em 6 meses

Um estudo encomendado pelo governo do Quebeque que foi mantido escondido revela que muitos dos novos imigrantes podem precisar de mais de 6 meses para aprender francês, o que vem contrariar as novas regras que a província impõe.
O estudo foi encomendado pelo Ministério da Imigração da província em 2019 e apresentado em Abril de 2021, um mês antes de o governo da Coligação Avenir Québec introduzir o Projecto de Lei 96.
No relatório encomendado pelo governo do Quebeque foram entrevistados cerca de 58 adultos que tinham acabado de chegar à província naquela altura.
Os novos imigrantes vinham dos mais variados países, mas os mais comuns eram Síria, Afeganistão e Paquistão. O grupo teve várias dificuldades como por exemplo para encontrar um emprego e um lugar para viver.
A professora associada em psicologia educacional na Université de Montréal que conduziu o estudo com a ajuda dos seus alunos ficou surpreendida e desapontada quando viu pela primeira vez o que estava no projeto de lei 96 e lamenta que o governo tenha ignorado as conclusões do estudo.
A professora diz que a atitude do governo do Quebec é “desumana e discriminatório com os mais vulneráveis”. O estudo tem cerca de 147 páginas e inclui uma lista de recomendações para ajudar os imigrantes a aprenderem francês.
A primeira recomendação é dar aos imigrantes tempo para se instalarem na província antes de começarem a aprender francês.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários