Eleições à vista: Carney pedirá à Governadora-Geral que dissolva o Parlamento no domingo

O primeiro-ministro Mark Carney vai pedir no próximo domingo (23) à Governadora-Geral que dissolva o Parlamento e convoque eleições federais.
A campanha eleitoral terá início apenas uma semana depois de Carney ter tomado posse como primeiro-ministro e nomeado o seu gabinete. A deslocação de Carney a Rideau Hall para falar com a Governadora-Geral Mary Simon terá lugar um dia antes do regresso dos deputados, depois de o Parlamento ter sido prorrogado a 6 de janeiro.
Espera-se que a campanha eleitoral dure entre 36 e 50 dias. O dia das eleições ainda não foi confirmado, mas espera-se que os eleitores votem a 28 de abril ou a 5 de maio, de acordo com fontes que falaram com a Radio-Canada. Carney está a fazer o apelo num contexto de sondagens de opinião pública que colocam o Partido Liberal na frente do próximo concurso.
De acordo com a CBC’s Poll Tracker, os liberais liderados por Carney estão a liderar com 37,7%, em comparação com os conservadores de Pierre Poilievre, que estão logo abaixo, com 37,4% de apoio.
Apesar de estarem próximos no voto popular, os eleitores liberais estão distribuídos de forma mais homogénea por todo o país, o que lhes dá uma vantagem distinta no número de lugares que poderão conquistar em relação aos conservadores, que concentram o seu apoio em Alberta e Saskatchewan. O CBC Poll Tracker sugere que, se a votação se realizasse agora, os liberais poderiam obter 176 lugares contra 133 dos conservadores.
CBC/MS
Redes Sociais - Comentários