Canadá

Economistas do RBC dizem que Canadá vai ter recessão “moderada” em 2023

Economistas do RBC dizem que Canadá vai ter recessão “moderada” em 2023-Milénio Stadium-Canadá
The Canadian Press

O Canadá pode vir a ter uma recessão “moderada” em 2023, pelo menos esta é a previsão dos economistas do RBC.

Segundo eles a subida do preço dos alimentos e dos combustíveis, o aumento das taxas de juro e a escassez de mão de obra vão provocar uma recessão, mas esta será curta e não tão grave como as anteriores.

Os economistas do RBC também antecipam que o desemprego vai aumentar lentamente este ano e de forma mais rápida em 2023. Em maio as Statistics Canada revelaram que a taxa de desemprego estava nos 5,1%, o nível mais baixo de que há registo.

Os salários devem continuar a aumentar durante o resto do ano à medida que as empresas procuram preencher vagas de emprego e reter talentos. Estes economistas também antecipam que o preço da habitação caia 10% no próximo ano e que a taxa de juro definida pelo Banco do Canadá aumente na próxima semana 3 quartos de um ponto percentual.

Em setembro deve surgir um novo aumento semelhante ao de agora e no final do ano a taxa de referência deve rondar os 3,25%. O banco central aumentou a sua taxa de juro de referência em meio ponto percentual para 1,50% em Junho, num esforço para controlar a inflação, mas os canadianos não esperam muito alívio da inflação em breve. Pelo menos isso é o que dizem 2 inquéritos que o Banco do Canadá divulgou no início da semana.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER