Contagem decrescente final para proibição de alguns plásticos de utilização única no Canadá começou hoje
Os canadianos vão ter de encontrar alternativas para palhinhas de plástico e sacos de mercearia até ao final do ano.
O governo federal também deverá apresentar em breve um plano para impor uma quantidade mínima de produtos reciclados noutros artigos de plástico.
Em dezembro do ano passado Otava publicou a lei que proíbe a utilização de 6 artigos de plástico em todo o país.
Para além das palhinhas e dos sacos de mercearia, a lista inclui também marmitas de takeout, talheres de plástico e os anéis de plástico que normalmente encontramos a prender as latas de refrigerantes em packs.
Há quase 3 anos o Primeiro-Ministro Justin Trudeau tinha prometido que o seu governo ia eliminar aos poucos a produção e a utilização de artigos de plástico que eram difíceis de reciclar.
A proibição deveria ter vindo em 2021, mas a pandemia atrasou os planos. Estima-se que apenas 10% dos resíduos de plástico sejam reciclados em todo o mundo.
Dados federais mostram que em 2019 os canadianos tenham utilizado mais de 15 mil milhões de sacos de supermercado de plástico.
Newfoundland e Labrador, Prince Edward Island e Nova Scotia já tomaram as suas próprias medidas contra os sacos de plástico, tal como algumas cidades, incluindo Regina e Montreal.
Alguns retalhistas também avançaram mais rápido do que Otava e o Sobeys acabou com os sacos de plástico nos seus supermercados em 2020 e em abril passado foi a vez do Walmart seguir o exemplo.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários