Canadá vai gastar quase $5 mil milhões para melhorar NORAD
O Canadá vai gastar quase $5 mil milhões durante os próximos 6 anos para modernizar a defesa continental.
A Ministra da Defesa, Anita Anand, fez ontem o anúncio há muito esperado sobre a atualização do NORAD na principal base aérea do exército canadiano em Trenton, Ont.
Os EUA cobrem 60% da fatura do NORAD enquanto o Canadá cobre os outros 40%. O Comando de Defesa Aérea da América do Norte foi criado inicialmente para vigiar os bombardeiros soviéticos. Espera-se que o dinheiro saia do último orçamento federal, que reservou até $8 mil milhões de dólares em novos financiamentos para além dos aumentos das transferências para a defesa que o governo Liberal já tinha acordado. Anand disse que o investimento global do governo na defesa continental vai exceder $40 mil milhões de dólares nas próximas 2 décadas.
Nos últimos anos o NORAD tem assumido mais responsabilidades nomeadamente a monitorização da aproximação das vias marítimas à América do Norte e a proteção contra os ciberataques. Novos radares e novos satélites sã alguns dos novos equipamentos que vão ser adquiridos com este dinheiro. Os peritos militares há muito que advertem que o atual sistema de vigilância do NORAD não foi construído para localizar mísseis de cruzeiro, armas disparadas de submarinos ou de fora do espaço aéreo norte-americano.
O NORAD também não está preparado para lidar com mísseis hipersónicos, que viajam muitas vezes à velocidade do som.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários