Canadá

Canadá vai admitir 340 mil imigrantes por ano até 2020

A imigração para o Canadá deverá aumentar nos próximos três anos para um número de 340 mil pessoas por ano, até 2020, ao abrigo da nova abordagem plurianual do governo federal para o planeamento de admissões.

O plano de imigração divulgado na quarta-feira vai ver os níveis de imigração subir de 300 mil pessoas por ano, este ano, para 310 mil em 2018, e 330 mil em 2019.

Os aumentos trarão a imigração para o Canadá para quase 1 por cento da população – um número que muitos citaram como necessário para que a economia canadiana continue competitiva, pois enfrenta as realidades de uma força de trabalho em envelhecimento e uma taxa de natalidade decrescente.

“Todos acreditamos que precisamos de mais trabalhadores, precisamos de trabalhadores mais qualificados, precisamos de mais pessoas para impulsionar a nossa economia, abordar a nossa verdadeira falta de competências, enfrentar a nossa escassez de mercado de trabalho e também ir ao encontro da natureza regional de alguns desses requisitos”, disse o ministro da Imigração, Ahmed Hussen, na quarta-feira.

A mudança para uma abordagem de planeamento a longo prazo marca um ponto central para o governo federal, que por décadas tem confiado na definição de metas anuais a cada ano.

Mais uma vez, observou Hussen, a mudança vem depois de ouvir pessoas que se queixaram de que o sistema não funciona corretamente, da forma que está atualmente estruturado.

“As províncias, municípios, prestadores de serviços, empregadores, todos no Canadá têm dito que precisamos de vários anos – não podemos continuar a fazer imigração numa base anual”, sublinhou. “Precisamos de planeamento a longo prazo, precisamos de previsibilidade, precisamos de estabilidade e precisamos planear com antecedência”.

A combinação de imigração para o Canadá não deve mudar muito da tendência atual.

Cerca de 60 por cento dos recém-chegados permanecerão na classe económica, com o restante valor em programas de patrocínio familiar ou refugiados, embora todos irão aumentar ao longo do período de três anos.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER