Canadá

Canadá promete gastar 5% do PIB na defesa até 2035

Créditos: CBC

Os líderes da NATO – incluindo o Canadá – aprovaram um plano para aumentar drasticamente a despesa com a defesa em toda a aliança ocidental para 5% do produto interno bruto durante a próxima década, uma decisão que deu ao Presidente dos EUA, Donald Trump, uma vitória política significativa.

Na quarta-feira (25), reuniram-se à porta fechada nos Países Baixos, onde foram acertados os pormenores finais e as potenciais queixas. “À medida que a paisagem global muda, a segurança coletiva criada pela aliança [NATO] continua a ser a forma mais forte e eficaz de proteger a soberania canadiana e a segurança dos canadianos”, disse o primeiro-ministro Mark Carney em Haia. “Com os nossos aliados, temos de garantir que o Canadá se mantém forte, unido e pronto para enfrentar as ameaças, não só de hoje, mas também de amanhã”. 

Os membros da aliança, no entanto, esperavam algo em troca – um compromisso fervoroso de Trump sobre a cláusula de autodefesa da NATO, o artigo 5º. Altos funcionários canadianos, falando após a reunião, disseram que os aliados pareciam confortáveis com as garantias do presidente dos EUA, apesar do seu equívoco em público sobre se Washington viria em defesa dos seus aliados numa crise. A caminho da cimeira, perguntaram a Trump se apoiava o artigo 5º e ele respondeu que a cláusula de autodefesa tem muitas definições. De facto, a linguagem é bastante clara – dizer que um ataque a um membro é considerado um ataque a todos os aliados da NATO.

Após o anúncio, Trump foi novamente questionado se apoiaria o Artigo 5, dado que os líderes da NATO concordaram em aumentar o financiamento militar. “Eu apoio-o, é por isso que estou aqui, é por isso que estou aqui”, disse Trump. “Se não o apoiasse, não estaria aqui”.

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, abriu a curta cimeira elogiando Trump por liderar o aumento das despesas com a defesa. “Durante demasiado tempo, um aliado, os Estados Unidos, carregou demasiado o fardo desse compromisso – e isso muda hoje”, disse Rutte. “O Presidente Trump, caro Donald, tornou esta mudança possível. A sua liderança nesta matéria já produziu um trilião de dólares em despesas adicionais dos aliados europeus desde 2016. E as decisões de hoje produzirão mais triliões para a nossa defesa comum”.

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER