Canadá com 58 casos confirmados de varíola dos macacos

O Canadá tem agora 58 casos confirmados de varíola macaco. A informação foi confirmada hoje pela chefe de saúde pública do Canadá. No Quebec foram identificados 52 casos, em Ontário 5 e em Alberta um.
Embora a maioria dos casos tenha aparecido entre homossexuais, a Chefe da Saúde Pública, Dra. Theresa Tam, disse aos jornalistas que qualquer grupo pode ser infetado ou espalhar o vírus desde que entre em contato próximo com alguém que tem o vírus. Tam pediu aos governos para agirem rapidamente e para pararem as cadeias de transmissão nos grupos de risco antes que se espalhe ainda mais.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu conselhos de saúde pública a gays e bissexuais na semana passada e pediu para estarem atentos a certos sintomas, como por exemplo, uma erupção cutânea que deixa bolhas no rosto, mãos, pés, olhos e boca, febre, gânglios linfáticos inchados, dores de cabeça, dores musculares e falta de energia.
O Quebec parece ser um epicentro deste surto e a província começou a vacinar os contactos próximos de pessoas infetadas. Tam disse que o Canadá tem uma reserva de vacinas contra a varíola dos macacos pronta para ser enviada para outras partes do país caso seja necessário.
Até à data, a OMS identificou pelo menos 550 casos de varíola dos macacos em 30 países em todo o mundo onde o vírus não é considerado endémico.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários