Canadá

Canadá assina acordo de $20 mil milhões para compensar crianças e famílias das First Nations

Canadá assina acordo de $20 mil milhões para compensar crianças e famílias das First Nations-Milénio Stadium-Canadá
The Canadian Press

O governo federal assinou um acordo de $20 mil milhões de dólares para compensar as crianças e famílias das First Nations que foram afetadas pelo subfinanciamento crónico da assistência social a crianças que vivem na reserva.

Segundo os Serviços Indígenas do Canadá este é o maior acordo deste tipo na história do Canadá. De acordo com a chefe regional de Manitoba na Assembleia das First Nations, depois de mais de 30 anos de negociações a verba vai ajudar as crianças e as famílias da comunidade indígena.

A Ministra dos Serviços Indígenas, Patty Hajdu, disse que o dinheiro vai permitir indemnizar as famílias e as pessoas que sofreram tremendamente por causa de práticas discriminatórias e racistas. A First Nations Children and Family Caring Society e a Assembleia das First Nations apresentaram pela primeira vez uma queixa ao abrigo da lei canadiana dos direitos humanos em 2007, argumentando que o subfinanciamento crónico da assistência social a crianças que viviam na reserva era discriminatório quando comparado com os mesmos serviços prestados pelos governos às crianças de outras comunidades da província.

Otava paga pela assistência social das crianças em reservas, mas só corresponde às despesas provinciais se as crianças forem colocadas em famílias de acolhimento. O resultado é muito mais ruturas familiares do que o necessário e menos serviços e apoios para ajudar as famílias a gerir uma crise. Os dados do censo de 2016 mostram que menos de 8% das crianças canadianas com menos de 15 anos são indígenas.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER