Canadá

Cada vez mais canadianos juntam 3 gerações debaixo do mesmo teto

Cada vez mais canadianos juntam 3 gerações debaixo do mesmo teto-Milénio Stadium-Canadá
The Canadian Press

Segundo a Statistics Canada cada vez mais canadianos juntam três gerações debaixo do mesmo teto.

Apesar de os últimos Census mostrarem que cada vez mais pessoas vivem sozinhas também revelam que nos últimos 20 anos o número de casas partilhadas por várias gerações da mesma família cresceu 45%.

De acordo com a agência em 2021 estas famílias eram quase 1 milhão de pessoas que correspondiam a cerca de 7% das casas do Canadá. Perto de uma em cada dez crianças até aos 14 anos viviam no mesmo agregado familiar que pelo menos um dos seus avós em 2021, o que representa um aumento de 7% em relação a 2001.

A província onde esta percentagem é mais baixa é o Quebec, o que pode ser explicado por preferências culturais e realidades económicas e habitacionais diferentes. Para os economistas e demógrafos a explicação está nos salários que não estão a acompanhar o aumento do custo de vida e que por isso não chegam para comprar e manter casa própria.

Dados da Rentals.ca mostram que a renda média de uma casa no Canadá atingiu os $1.885 por mês em Junho, um aumento de 9,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os preços elevados fazem com que cada vez mais pessoas partilhem casa inclusive com familiares.

A partilha de casas com companheiros de quarto é mais comum nos grandes centros urbanos, sobretudo em cidades com universidades.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER