Canadá

Banco do Canadá deve aumentar taxas de juro na quarta-feira

Banco do Canadá deve aumentar taxas de juro na quarta-feira-Milénio Stadium-Canadá
The Canadian Press

O aumento das taxas de juro de referência do Banco do Canadá normalmente não é uma boa notícia, sobretudo para os canadianos que que contraíram empréstimos elevados para conseguir comprar casa própria.

O banco central deve anunciar um novo aumento na quarta-feira para combater a inflação que continua em valores recorde. Para quem comprou casa recentemente pode ser preocupante porque pode já estar no limite do seu orçamento. De acordo com um relatório divulgado esta semana pela Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC), mais de metade de todas as hipotecas contraídas na segunda metade de 2021 eram hipotecas de taxa variável, algo que não se observava nos últimos 10 anos.

Por enquanto a percentagem de canadianos que entra em incumprimento porque não consegue pagar a sua hipoteca há 90 dias ou mais ainda está em níveis baixos, mas os economistas alertam para a possibilidade de incumprimentos no pagamento da conta do cartão de crédito, do empréstimo automóvel e/ou de empréstimos pessoais. Segundo eles este vai ser o primeiro indicador de que os consumidores estão a sentir o impacto do aumento das taxas de juro. O RBC, o maior credor hipotecário do país, prevê que o Canadá vai ter uma ligeira recessão em 2023, juntamente com uma queda de 10% nos preços da habitação já no próximo ano.

O Conselho Imobiliário Regional de Toronto disse recentemente que as vendas de Junho caíram 41% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER