Brasil

Menos 2,3 milhões de desempregados no Brasil

BRAZIL-DIPLOMACY-SAMERICA-LEADERS MEETING-LULA DA SILVA
Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva gestures as he speaks to the press after a summit of South American leaders, at Itamaraty Palace in Brasilia on May 30, 2023. Lula da Silva hosted his fellow South American leaders Tuesday for a “retreat” aimed at strengthening ties in a region where left-wing governments are newly back in style. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

 

A taxa de desemprego no Brasil caiu dois pontos percentuais face aos 10,5% registados no trimestre entre fevereiro e abril de 2022. Da mesma forma, o número de desempregados caiu 19,9% (menos 2,3 milhões de pessoas) na mesma comparação.

A população empregada, por sua vez, situou-se em 98 milhões de pessoas entre fevereiro e abril, menos 0,6% (605 mil pessoas) face ao trimestre de novembro de 2022 a janeiro de 2023, que foi o período anterior na comparação estatística, anunciou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de informalidade, ou seja, de pessoas que trabalham sem contrato de trabalho, foi de 38,9% da população ocupada, percentagem equivalente a 38 milhões de trabalhadores, uma leve redução face aos 39% registados no trimestre móvel anterior e inferior em 2,2 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2022.

A taxa de desemprego é divulgada mensalmente no Brasil, mas considera-se como referência o trimestre móvel com os meses anteriores ao período reportado.

Sobe ligeiramente face aos últimos três meses

A taxa de desemprego no Brasil subiu ligeiramente para 8,5% da população ativa no trimestre móvel encerrado em abril, apenas um décimo a mais do que nos três meses anteriores (8,4%). O órgão responsável pelas estatísticas do Governo brasileiro apontou que o número de desempregados no período de fevereiro a abril foi de 9,1 milhões de pessoas, 1,09% a mais do que nos três meses anteriores (novembro de 2022 a janeiro de 2023).

“Essa estabilidade é diferente do que costumamos ver para este período. O padrão sazonal do trimestre móvel entre fevereiro e abril é de aumento da taxa de desocupação, por meio de uma maior população desocupada, o que não ocorreu desta vez”, explicou Alessandra Brito, analista da sondagem do IBGE.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER