Brasil

Lula da Silva condena “violação da integridade territorial” da Ucrânia

Lula presides special meeting over wave of violence in Brazilian schools
epa10578847 Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva attends a meeting with authorities at the Palace of Planalto in Brasilia, Brazil, 18 April 2023. Lula summoned authorities at all levels to analyze a wave of attacks and threats against schools that in recent weeks has spread fear in the country and that the president linked to the internet as well as to his predecessor’s policies that facilitated civilian access to weapons. EPA/ANDRE BROGES

 

O presidente do Brasil, Lula da Silva, condenou, esta terça-feira, a “violação da integridade territorial” da Ucrânia e defendeu uma solução “política e negociada” para a guerra.

“Ao mesmo tempo em que o meu governo condena a violação da integridade territorial da Ucrânia, defendemos uma solução política negociada para o conflito. Falei da nossa preocupação com os efeitos da guerra, que extrapolam o continente europeu”, disse Lula da Silva, citado pelo portal brasileiro “G1”.

As declarações do presidente brasileiro foram feitas durante um almoço no Palácio do Itamaraty com o presidente da Roménia, Klaus Werner Iohannis.

Lula tem estado no centro da polémica depois de, no regresso de uma visita à China no passado fim de semana, ter atribuído aos EUA e à União Europeia a responsabilidade da escalada do conflito ao fornecerem armas à Ucrânia, o que gerou críticas por parte de Kiev, dos norte-americanos e europeus. Lula da Silva defendeu no sábado que os Estados Unidos devem parar de “encorajar a guerra” na Ucrânia e a União Europeia deve “começar a falar de paz”.

Estas críticas surgem também nos dias que antecedem a visita oficial do presidente brasileiro a Portugal, entre os próximos dias 22 e 25 de abril, altura em que está prevista a realização da cimeira luso-brasileira e uma receção na Assembleia da República, na manhã de dia 25.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER