Brasil

Eu posso não saber na minha pele, mas acho que sei na minha alma’, diz mãe de estudante negro que denunciou racismo em grupo com alunos de colégio tradicional de SP

Eu posso não-milenio-brasil
Mãe de estudante negro que denunciou racismo em grupo com alunos. Créditos: Fantástico/G1.

O estudante Antonio, de 15 anos, reagiu ao ver colegas, insatisfeitos com o resultado da eleição, divulgando mensagens racistas e de apologia ao nazismo. Ele conversou com a TV no Brasil sobre o ocorrido.

Thais Cremasco, mãe de Antônio: Logo que eles se inscreveram na escola, eu perguntei sobre essa questão de como seria tratado, porque eu percebi que era uma escola alemã, que não tinha crianças negras. E a resposta foi que na escola tinha bolsistas. Só a relação da pobreza com a negritude já é uma demonstração de racismo. Mas eu insisti na escola porque eu acredito que eles têm o direito de frequentar qualquer ambiente.

Kevin, pai do Antonio, sente na alma e na pele. O consultor de tecnologia da informação nasceu no Congo, mas hoje vive no Brasil. Ele sofre com racismo aqui.

Ali Kevin Beibe, pai de Antonio: Alguns episódios de controle de polícia, que acabam sendo muito mais violentos do que deveriam ser. Com armas apontadas pra você. Comigo já aconteceu três vezes aqui no Brasil.
Fantástico: Como é que você vê a consciência do seu filho em denunciar e enfrentar essa situação?
Kevin: Está muito claro para ele que é um crime.
Thais: A primeira coisa é que o Antonio disse é que ele nunca mais quer ver uma mulher preta chorar nos ombros dele. Ele se referiu à irmã dele.

A irmã do Antônio estuda na mesma escola e, segundo a mãe, já foi alvo de preconceito de colegas. Desde os seis anos de idade, ela sofre com atitudes racistas, mas pediu para a mãe não denunciar com medo de represálias. Agora a família decidiu compartilhar as histórias, depois do ato de coragem do irmão.

G1/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER