BlogSaúde & Bem-estar

Xô constipação!

Xô constipação-mundo-mileniostadium

Outono e inverno são sinónimo de temperaturas mais baixas e também de oscilação do estado do tempo – ora brilha o sol, ora chove torrencialmente -, o que, por si só, já “constrói” o cenário ideal para a propagação de constipações. Sabendo disto a tática vencedora passa por atacar… jogando à defesa! Quero com isto dizer que existem alimentos que devemos consumir pois ajudar-nos-ão a reforçar o nosso sistema imunitário e, assim, prevenir esta tão indesejada doença. É claro que não há milagres, mas estes pequenos gestos podem fazer toda a diferença na promoção da nossa saúde, quando combinados com uma dieta equilibrada e adequada.

Espinafres

Acham que o Popeye os comia por mero acaso? Os espinafres, um dos alimentos mais completos e nutritivos, são ricos em vitaminas E e C, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema imunitário. Não gostam de os comer cozidos ou salteados? Podem sempre experimentar adicioná-los a um batido com frutas como laranja ou kiwi!

Gengibre

Chá de gengibre com mel e limão… é meio caminho andado para curar a constipação!  Esta planta tem um poderoso poder anti-inflamatório, ajuda a eliminar o congestionamento nasal e da garganta e alguns estudos apontam para a possibilidade de prevenção do aparecimento da constipação e/ou gripe. Não custa tentar, certo? Façam assim: coloquem duas colheres de sopa de mel, duas fatias de limão e uma colher de chá de gengibre moído numa panela e levem ao lume durante dois minutos. Depois disso adicionem água e deixem ferver durante mais ou menos três minutos. É delicioso!

Curcuma

A curcuma, também conhecida como açafrão da índia, tem vindo a fazer parte da vida de um cada vez maior número de pessoas. A razão? Para além do sabor que dá aos cozinhados, as suas propriedades medicinais! Para além de ter um grande potencial antioxidante e anti-inflamatório, a curcuma aumenta a atividade das células imunes e melhora a ação dos anticorpos. Nestes dias mais frios experimentem fazer um Golden Milk – só têm que adicionar a uma bebida vegetal (de amêndoa ou arroz, por exemplo), um pouco de gengibre, curcuma, pimenta preta, canela e óleo de coco.

Alho e cebola

Com propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas, o alho e a cebola são capazes de prevenir o aparecimento de constipações e gripes e também de melhorar a resposta do nosso organismo aos ataques de vírus e bactérias.

• Leia também: Gripe ou constipação?

Aveia

A aveia é um cereal extremamente nutritivo e com diversos benefícios para a nossa saúde, tais como a redução do colesterol, regulação do intestino e controlo do apetite. Mas se estiverem doentes experimentem fazer umas aconchegantes papas de aveia: é que os flocos são uma ótima fonte de vitamina E e também contêm antioxidantes e fibras que fortalecem o nosso sistema imunitário. Juntem meia chávena de flocos de aveia, uma chávena de água e um pau de canela num tacho, levem ao lume até ferver, mexendo de vez em quando. Depois de ferver podem reduzir o lume e mexer até que a água se evapore ou até que consigam a consistência desejada. Depois é só retirar o pau de canela, colocar numa taça e, se desejarem, acrescentar um fio de mel, frutas, sementes, frutos secos e/ou canela!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER