BlogEntretenimentoFYI

Vulcão de gelo

Vulcão de gelo-cazaquiatao-mileniostadium

Apesar de ser um dos lugares mais frios e inabitáveis do planeta, as estepes geladas da região de Almaty, no Cazaquistão, têm atraído uma grande quantidade de turistas nos últimos tempos, para testemunhar um fenómeno incomum: um pequeno vulcão que, em vez de lava, jorra água constantemente.

Com imagens e vídeos absolutamente virais na internet, a torre de gelo de 14 metros de altura, localizada entre as aldeias de Kegen e Shyrganak, no meio de um planalto totalmente coberto de neve, irrompe um esguicho contínuo de água que, devido à temperatura local, se converte instantaneamente em gelo.

Quem chega ao lugar pela primeira vez, tem a impressão de que se trata de um vulcão em miniatura construído para chamar a atenção. Mas a visão, e a visita ao local, já têm se tornado tão corriqueiras, que geraram uma onda de publicações nas redes sociais, à procura de uma explicação científica para o fenómeno.

Vulcão de gelo-cazaquiatao-mileniostadium

Uma partilha recente no Instagram esclarece que o “vulcão de gelo” é na verdade uma nascente subterrânea que jorra água o ano inteiro. No verão, a fonte provoca uma floração verde por dezenas de metros ao seu redor. Mas, quando chega o inverno, com temperaturas abaixo de zero, a própria água congelada cria o cone de gelo em forma de vulcão que, em vez de prado florido, cria uma pista de gelo natural.

Kika/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER