Medida entra em vigor esta quarta-feira. Auto agendamento das duas vacinas entrará hoje em funcionamento.
As pessoas com idade igual ou superior a 60 anos podem, a partir de hoje, vacinar-se gratuitamente contra a gripe.
O objetivo é aumentar a proteção da população no atual contexto pandémico, numa altura em que está prestes a começar a vacinação de reforço contra a covid-19 nesta faixa etária.
Assim, à semelhança do que está a acontecer para os maiores de 65 anos, o grupo etário dos 60-64 anos também será vacinado em simultâneo para a gripe e covid-19.
De acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) que ontem foi atualizada para integrar o alargamento da gratuitidade da vacina, a administração das doses mantém-se nos pontos de vacinação do Serviço Nacional de Saúde.
Até ao momento, segundo a DGS, foram vacinadas 2,2 milhões de pessoas contra a gripe, das quais 1,7 milhões acima dos 65 anos.
Ainda ontem, a Direção-Geral da Saúde atualizou a norma da vacinação contra a covid-19, recomendando a administração da dose de reforço a pessoas com 50 ou mais anos.
Esta quarta-feira, abre o auto agendamento para pessoas com 60 ou mais anos, sendo posteriormente alargado até à faixa etária dos 50 ou mais anos.
Numa nota, a DGS alerta que “os dados nacionais e internacionais sugerem uma diminuição da efetividade das vacinas covid-19 contra a infeção, sobretudo seis meses após ter sido completado o esquema vacinal primário, embora, de acordo com os dados atuais, a efetividade contra a doença grave se mantenha”.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários